- Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de jun. de 2014

29/06/2014 12h02 - Atualizado em 29/06/2014 12h02

Após certificado de área livre da aftosa, Adapi altera datas de vacinação

Campanha prevista para julho acontecerá somente no mês de novembro.
A partir de agora, o Piauí pode comercializar livremente produtos e rebanho.

Do G1 PI
Depois de conquistar o certificado internacional de área livre da aftosa com vacinação, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) alterou o calendário de vacinação e alerta os criadores.
"Isso é bom para todo o agricultor, para o estado do Piauí. Nós estamos livre da aftosa com vacinação, mas esperamos ficar também sem vacinação também. Com este certificado nós produtos podem entrar em outros estados", comemora o criador Antônio Carlos.
No mesmo pandamar de estados do Centro-Sul, o Piauí terá livre trânsito de animais por todo o Brasil e outros países. Até conseguir alcançar o certificado de área livre da aftosa sem vacinação, a Adapi vai manter o calendário de vacinas, alterando somente as datas das campanhas.
"A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado prevista para o mês de julho foi adiada para novembro. Tento em vista que a Adapi solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  a adequação de vacinação do estado ao calendário nacional. Por conta das secas excessivas, as campanhas no Piauí aconteciam em janeiro e julho, mas agora voltam para maio e novembro", explicou o diretor técnico da Adapi, Idílio Moura.
Os criadores que comerciarem animais vivo, abatidos, leite e derivados antes do mês de novembro para fora do estado serão obrigados a vacinar o rebanho em julho. "Eles devem procurar os mais de 200 escritórios da Adapi, distribuídos em todo o Piauí, e onde o criador é cadastrado, solicitar uma autorização para a compra da vacina e aplicação será acompanhada por técnicos da Agência. Somente após este processo, ele receberá uma Guia de Trânsito Animal (GTA) para poder comercializar os seus produtos", relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário