- Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de jun. de 2014

29/06/2014 13h26 - Atualizado em 29/06/2014 13h26

Cerrado do Piauí abrange 28 cidades e é considerada fronteira agrícola

Bioma ocupa 11,5 hectares e é encontrado nas regiões Norte e Sul do estado.
Dados foram divulgados em pesquisa realizada pela Fundação Cepro.

Do G1 PI
Uma pesquisa realizada pela Fundação Cepro revela dados importantes sobre o cerrado piauiense. O trabalho mostrou que o bioma cerrado ocupa uma área de 11,5 milhões de hectares, em 28 cidades nas regiões Norte e Sul do Piauí, e é considerada a fronteira agrícola do estado.
O estudo iniciou em julho do ano passado e foi concluída há dois meses. A agricultura mecanizada se expande a partir dos grandes plantios de soja, arroz, milho, feijão, milheto e algodão.
"A nossa região de dominínio do Sul e extremo-sul tem uma produção cada vez mais crescente. Estamos exportando e dando muita oportunidade do estado arrecadar mais. Apesar de não termos uma estrutura suficiente para cuidar destas riquezas e destas potencialidades", economista e pesquisar da Cepro, Romildo Torres.
O avanço do setor agrículo impulsiona o desenvolvimento das cidades. De acordo com a pesquisa, os municípios de Uruçuí e Bom Jesus cresceram quase 40% nos últimos sete anos. Em 2012 a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS)  na região chegou aos R$ 77 milhões e de acordo com os pesquisadores este valor poderia ser maior.
"O que mais prejudica a nossa arrecadação é a agregação de valores do nosso produto"
Para o agrônomo e pesquisar da Embrapa, Marcos Lopes, as condições naturais como clima e solo são fundamentais para o crescimento da região considerada atualmente como uma das mais importantes fronteiras agrícolas do país. "Na questão da produção, com a proposta de diversificar a exploração, temos a possibilidade de chegar em 2020 elevando a produção de grãos e outras atividades, como a pecuária", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário