- Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de jul. de 2014

31/07/2014 09h50 - Atualizado em 31/07/2014 09h50

Cerca de 50 mil crianças devem ser vacinadas contra hepatite A no Piauí

Crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses devem ser imunizadas no estado.
Piauí já recebeu do Ministério da Saúde 20 mil vacinas contra a hepatite A.

Gilcilene AraújoDo G1 PI
Vacina hepatite A Uberaba imunização (Foto: Reprodução/ TV Integração)Vacina hepatite A aconterá em todas as cidades
do Piauí (Foto: Reprodução/ TV Integração)
O Piauí já recebeu do Ministério da Saúde 20 mil doses de vacina contra a hepatite A. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), cerca de 50 mil crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses devem ser imunizadas. Em Teresina, a Sesapi espera imunizar 12.189 crianças.

A coordenadora de Imunizações da Sesapi, Doralice Lopes, informou que as primeiras doses da vacina chegaram e já foram distribuídas para os municípios do Piauí há uma semana. Segundo ela, a segunda etapa de distribuição ocorrerá em breve.

“Já recebemos 15 mil doses que foram entregues aos municípios do estado. O processo de imunização acontecerá de forma gradativa, porque a implantação acontecerá na rotina de serviço dos postos de saúde. É importante frisar que não será feita uma campanha especifica”, afirmou a coordenadora.

Ainda de acordo com Doralice Lopes, mais 5 mil doses da vacina chegarão ao Piauí esta semana e em breve serão distribuídas.  A imunização segue até dezembro, mas após este período, o Ministério da Saúde orienta as secretarias estaduais de saúde a vacinar somente crianças de até 1 ano.

“A meta nacional, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de imunizar três milhões de crianças em um ano. Agora, o calendário anual de vacinas passar a conter 14 vacinas distribuídas gratuitamente”,ressaltou.

Segundo a coordenação estadual de epidemiologia, no ano de 2013, o Piauí teve 448 notificações de hepatites dos tipos A, B e C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário