Violência infantil cresce 60% em um ano na cidade de Teresina, diz relatório - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de abr. de 2015

Violência infantil cresce 60% em um ano na cidade de Teresina, diz relatório

O relatório apresentado esta semana pelo IV Conselho Tutelar de Teresina mostrou que a violência contra crianças e adolescentes cresceu 60% em um ano na capital. De acordo com o conselheiro Djan Moreira, 746 casos foram registrados no ano passando, sendo a negligência e o conflito familiar os principais crimes.
Do total de casos, 424 das vítimas eram crianças e 322 adolescentes, nos quais 386 são do sexo masculino e 361 feminino. Os demais crimes de maior relevância estão: violência física, abuso sexual e evasão escolar. O Mapa da Violência também apontou as mães como os principais violadores.Djan Moreira, conselheiro tutelar, está acompanhando o caso (Foto: Catarina Costa/G1)Para conselheiro Djan Moreira, sociedade tem denunciado mais (Foto: Catarina Costa/G1)"Muitas famílias não estão cumprindo com o seu dever. Aqueles com o papel de cuidar e proteger são os maiores violadores dos direitos das crianças e adolescentes. Infelizmente o abandono de criança é recorrente, só em 2014 tivemos 12 casos, mas a pessoa com informação pode mudar o rumo desta história. Se a mãe não tem condição ou não quer o filho pode indicá-lo para adoção. O crime é abandonar!", declarou o conselheiro.
Para o relatório, 77 bairros da zona urbana e rural de Teresina participaram do mapeamento e locais com maiores incidências pelo segundo ano consecutivo foram: Pedra Mole (48), Satélite (45) e Vila Santa Barbara. Já os canais denúncia mais utilizados são: telefone, visita da família ao conselho, a escola e o disque 100.
"Em 2013 foram apenas 474 casos registrados, número bem menor do que o ano passado. No entanto, avalio o aumento no número de denúncias como algo positivo, que a sociedade está tendo mais consciência e revertendo a sua responsabilidade. As pessoas estão denunciando mais", comentou sonselheiro tutelar Djan Moreira, que acrescentou entregar o relatório ao poder executivo, objetivando novas intervenções em benefício aos direitos das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário