Barragens do Piauí têm baixo nível após inverno abaixo da média - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de jun. de 2015

Barragens do Piauí têm baixo nível após inverno abaixo da média

Das 24 barragens administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) no Piauí, 12 estão com menos de 50% de sua capacidade máxima. Em Pio IX, o reservatório Cajazeiras está com apenas 2,02%, segundo relatório mensal do órgão.
Segundo o meteorologista Sônia Feitosa, o resultado é fruto de um período chuvoso ruim em todas as regiões do estado. “As chuvas foram abaixo da média histórica de Norte a Sul do Piauí e isso se reflete no nível dos reservatórios”, afirmou.Barragem Cajazeiras, localizada na cidade de Pio IX, Sul do Piauí (Foto: Rosa Melo)Ainda de acordo com ela, além da quantidade insuficiente de precipitações, as chuvas que caíram não foram do tipo que ajudam a encher as barragens. “As chuvas, na sua maior parte, não foram de escoar. Para que a água chegue até o reservatório, é necessário que seja uma chuva torrencial. Aquele chuvisco é bom apenas para a agricultura, mas não provoca recarga nas represas”, disse.
Na quinta-feira (25), o Governo do Piauídecretou emergência por conta da estiagem em 152 cidades do estado. O secretário de defesa civil, Hélio Isaias, afirmou que a situação é preocupante e que medidas de emergência são necessárias.
“O período chuvoso deixou algumas barragens com bom nível, enquanto outras ficaram com pouca água. A barragem Petrônio Portela, que abastece São Raimundo Nonato e mais oito municípios, está com um nível preocupante”, afirmou.
Das barragens do DNOCS, quatro estão com seus reservatórios acima de 90%: Caldeirão e Pé de Serra, ambos em Piripiri, Açude de Campo Maior e o de Poços, em Simplício Mendes. Em compensação, existem duas barragens com menos de 10% e quatro com menos de 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário