Governo do Piauí decreta emergência em 152 cidades por conta da estiagem - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de jun. de 2015

Governo do Piauí decreta emergência em 152 cidades por conta da estiagem

O governador Wellington Dias (PT) assinou nesta quinta-feira (25) o decreto de emergência por conta da estiagem em 152 municípios do Piauí. O objetivo é ter uma relação maior com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população, que sofre com a falta de abastecimento de água.
O decreto dá ainda maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas, que podem ter acesso ao Bolsa Estiagem, sementes gratuitas e carros-pipa.Animais estão sendo dizimados pela pior seca dos últimos 40 anos no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)De acordo com o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, para o reconhecimento da situação de emergência por estiagem, foram levados em consideração diversos fatores como as perdas na agricultura, o baixo índice pluviométrico e os níveis dos reservatórios de cada município.
"Foi feito estudo junto com o IBGE, Secretaria de Meio Ambiente e outras entidades onde avaliamos os dados das chuvas, agricultura e chegamos a conclusão pelo decreto de emergência", afirmou.
Ainda segundo ele, todos os municípios atingidos pelo Decreto de Emergência estão enquadrados em no mínimo dois dos três critérios estabelecidos. Para ele, esses critérios levam em conta a perda da safra agrícola igual ou superior a 50%.
"Além disso, o índice pluviométrico inferior a 600 milímetros por ano, com base em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Agência Nacional de Águas (ANA); e o nível de reservatórios inferior a 50% da capacidade", explicou o secretário.
A maioria dos municípios afetados pela estiagem fica na região do semiárido, mas cidades da região norte que, além da perda na safra, enfrentam dificuldades no abastecimento como Pedro II e Luís Correia, também tiveram a situação de emergência reconhecidas pelo Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário