LAGOA AZUL DO PIAUI TERA NOVO ENSAME PARA SABER A QUALIDADE DA AGUA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de ago. de 2015

LAGOA AZUL DO PIAUI TERA NOVO ENSAME PARA SABER A QUALIDADE DA AGUA

A Secretaria de Saúde de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, pediu ajuda ao Ministério Público para que um exame sobre a possível presença de metais pesados na água de uma escavação seja feito pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semar). O local ficou conhecido como Lagoa Azul e virou atração na cidade sertaneja.
De acordo com o secretário de saúde Robson Aguiar Barreto, um ofício foi enviado à Promotoria Regional Ambiental de São Raimundo Nonato pedindo ao órgão que viabilize a realização do exame da água junto a Semar. Segundo ele, o Laboratório Central do Piauí (Lacen) fez a análise de uma amostra da água, mas o laudo não apresentou conclusões sobre a presença de metais pesados.

Água da chuva se acumulou na cratera e ficou com a coloração azul (Foto: Narcizo Veras/Arquivo Pessoal)
Diversas pessoas tem visitado o local para tirar fotos (Foto: Valéria Gomes/Arquivo Pessoal)Local virou ponto preferido para selfies no iníciodo ano (Foto: Valéria Gomes/Arquivo Pessoal)"O laudo do Lacen apontou algumas contaminações, mas nada de muito ofensivo ou grave. Ele mostrou alterações de cor e odor e principalmente a presença de coliformes fecais, algo de certa forma até comum em muitas águas da região. No entanto, o exame do Lacen não mostra se tem metais pesados", disse o secretário.
  •  
saiba mais
  • 'Lagoa Azul' se forma após escavação e faz sucesso no sertão do Piauí
Ele destaca que o mais importante é saber se existem os metais na água, já que no local onde se formou a Lagoa Azul funcionou uma pedreira para extração de pedra brita. O laudo do Lacen foi apresentado há pouco mais de 15 dias, segundo informou o secretário.
Nos primeiros meses deste ano, a Lagoa Azul virou atração pela exuberância após a água da chuva acumular em uma cratera. Localizada a 6 km da zona urbana de São Raimundo Nonato, a lagoa fez sucesso como cenário perfeito para fotos, mas despertou preocupação depois que alguns visitantes passaram a entrar na lagoa.
Nos últimos dois meses o volume da água tem diminuído bastante e a visitação tem reduzido a cada dia. Com a seca nesse período do ano no semiárido piauiense, a expectativa é de que a lagoa seque nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário