PF prende 22 em ação contra maior quadrilha de drogas sintéticas do país - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

27 de ago. de 2015

PF prende 22 em ação contra maior quadrilha de drogas sintéticas do país

Nos últimos cinco anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autuou cerca de 90 produtores de carvão no Piauí por estarem com o licenciamento ambiental falsificado.

V
De acordo com o superintendente do Ibama no Piauí, Ivan Cruz, nos anos de 2010 e 2012, o Ibama realizou juntamente com a Polícia Federal, as  operações Corsel Negro e Ciranda, que identificou a comercialização irregular de madeira e carvão na região Sul do estado.
"Na época foram constatados fortes indícios de irregularidades na produção de carvão no interior do estado. Nós fizemos a investigação e constatamos as atividades irregulares das empresas, até embargarmos a atuação das mesmas. Então, nós cuidamos da parte administrativa e enviamos a parte criminal para a Polícia Federal", contou o superintendente.Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí (Foto: Catarina Costa/G1)Superintendência Regional da Polícia Federal no
Delegada da Polícia Federal falou sobre como o grupo agia  (Foto: Catarina Costa/G1)Delegada da Polícia Federal falou sobre como o
Ainda de acordo com o Ivan Cruz, os dois servidores federais que foram presos no Piauí nesta quarta-feira (26) durante a 'Operação Forjas', da Polícia Federal, suspeitos de envolvimento com a falsificação de laudos ambientais, são servidores de nível médio.
Segundo o superintendente, não se sabe qual o envolvimento deles no sistema de fraude, mas há a suspeita de que eles possam estar atuando de forma a  acobertar desmatamentos irregulares no Piauí e em outros estados.
A operação visa desarticular o grupo criminoso que atua na simulação, falsificação e comercialização de créditos de produtos de origem florestal, a partir de licenciamentos ambientais emitidos no estado.
"A gente queria depois ver com calma a participação deles. A PF apurou e achou necessário o indiciamento deles para verificar onde realmente eles têm atuado. Em posse do Ibama, estão documentos que comprovam a atuação irregular dos servidores e das carvoarias", contou o superintendente.
A PF está levantando e apontando o envolvimento de servidores federais. Ainda de acordo com o superintendente, essa pode ser a fase conclusiva da 'Operação Forjas', que investiga criminalmente a atuação dos compradores e produtores de carvão no Piauí. O Ibama já encaminhou o caso para a PF, que desencadeou na ação desta quarta-feira (26) e prendeu as pessoas que falsificavam a documentação.
"Já conversamos com a superintendência em Brasília que julgou melhor não divulgar o nome dos servidores, não por corporativismo, mas por ainda estar em processo de investigação. Um deles é lotado na capital e o outro no interior do estado", disse.
Foram cumpridos 23 mandados de prisão. Além do Piauí, outros oito estados são alvo da operação: Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário