PENITENCIARIA NO INTERIOR DO PIAUI NÃO TEM CERCA ELETRICA - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de set. de 2015

PENITENCIARIA NO INTERIOR DO PIAUI NÃO TEM CERCA ELETRICA

Mesmo após registrar 14 fugas este ano, a cerca elétrica e os sensores de presença da Penitenciária Irmão Guido, na zona rural de Teresina, continuam sem funcionar há quase dois anos. Para o diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os problemas têm facilitado as fugas, entrada de drogas, celulares e até mesmo armas dentro do presídio.

Agentes levaram detentos para o pátio e fizeram uma contagem (Foto: Polícia Militar)
Na terça-feira (29), um ex-detento foi preso arremessando pacotes com drogas para o pátio da penitenciária. Somente este ano, nos 14 eventos de fuga registrados, 50 presos conseguiram escapar da Irmão Guido.
"Falta manutenção no sistema de segurança da Irmão Guido, que hoje conta com a pior estrutura do estado. São problemas facéis de serem resolvidos, basta instalar uma central de R$ 200 para funcionar os sensores de presença e a cerca elétrica, que segue o estilo residencial, ao invés da industrial como indicado em presídios", declarou.Sensor de presença está sem funcionar há mais de um ano (Foto: Sinpoljuspi/Divulgação)Sensor de presença também está com problemas(Foto: Sinpoljuspi/Divulgação)Esta não é a primeira vez que o G1 mostra o problema. Em abril deste ano, uma reportagem já mostrava as falhas no sistema de segurança dias após a fuga de 10 detentos.
Kleiton Holanda denuncia ainda que a tela de proteção da penitenciária é inadequada, capaz de passar um braço entre os espaços, e por isto são constantes os flagras de pessoas jogando objetos para dentro da unidade.
A Secretaria de Justiça anunciou que fará a instalação de detectores e com isso acabar com as vistorias íntimas. No entanto, a alternativa é questinada pelo Sinpoljuspi, que alerta para os riscos do aparelho detectar apenas objetos metálicos e não conseguir identificar drogas, por exemplo.
"A Irmão Guido também sofre com a superlotação e poucos agentes penitenciários. São 400 presos, sendo que a capacidade é para 300 pessoas e temos apenas seis funcionários por plantão. Faltam câmeras fora da área de segurança e os poucos agentes que temos trabalham sem rádio de comunicação. É um conjunto de problemas que facilita as fugas. Somente este ano, 50 presos conseguiram escapar de lá. É lamentável esta situação", relatou.Agentes levaram detentos para o pátio e fizeram uma contagem (Foto: Polícia Militar)Tela de proteção é inadequada e capaz de passar um braço (Foto: Polícia Militar)Na segunda-feira (28), uma tentativa de fuga foi abortada pelos agentes. Cerca de 40 presos de oito celas da unidade danificaram os cadeados do pavilhão D e se preparavam para escapar durante a madrugada. Os funcionários estranharam a movimentação dos detentos e conseguiram impedir a fuga.
MudançasO diretor da Penitenciária Irmão Guido, Fábio Keyller, reconheceu os problemas na tela de proteção, sensores e cerca elétrica. Ele afirmou ao G1 que solicitou à Secretaria de Justiça mudanças no sistema de segurança da unidade.
"O problema é que aqui temos muito vento e termina danificando o sistema de segurança. Técnicos estiveram no presídio fazendo o orçamento para instalar a nova cerca elétrica que será em espiral. Infelizmente tem imperfeições na tela de proteção e conversei com o secretário de Justiça para corrigir isto. Estamos treinando o pessoal para começar a utilizar os detectores em outubro e retirar as vistorias íntimas, que são consideradas vexatórias", disse.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informou que está providenciando um plano de reforma para a Penitenciária Regional Irmão Guido e tem executado reformas em todas as unidades penais do Estado, buscando solucionar os problemas estruturais.
Dentro do plano de melhorias, a Sejus disse ainda que já reformou toda parte administrativa e cozinha da Irmão Guido e vai entregar novos equipamentos de segurança para a unidade, como detectores de metal, escaner raio-X, detectores manuais, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário