Dnocs aciona a polícia para evitar acidentes em barragem no Sul do Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de jan. de 2016

Dnocs aciona a polícia para evitar acidentes em barragem no Sul do Piauí

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) acionou a polícia para evitar a aglomeração de pessoas na parede da Barragem de Jenipapo, em São João do Piauí, a 486 km ao Sul de Teresina. O reservatório, localizado no Rio Piauí, sangrou na terça-feira (26) após atingir a capacidade máxima, atraindo muitos visitantes.

"Fiz um oficio e levei para o delegado. Tinha gente vendendo bebida na parede do açude. A outra questão é que tinha muito carro subindo na parede do açude. Para evitar acidentes, tomamos essas medidas", disse o técnico em barragem do órgão, Manoel de Jesus.
A Barragem de Jenipapo possui capacidade para armazenar 248.000 m³ de água. Recebe água de vários rios da região, até do estado da Bahia. Segundo o técnico, a estrutura não apresenta danos. "A barragem não possui defeito, não tem vazamento, não tem erosão. Está perfeita", ressalta.
A lâmina de água do sangradouro chegou na noite desta quinta-feira (28), a um metro e 2o centímetros de altura. "Hoje já baixou para 80 centímetros", disse o funcionário do Dnocs.
Com o grande volume de água despejado pela barragem, o Rio Piauí subiu 5 metros nos últimos dias. A passagem molhada construída no leito não é mais vista. A passarela que dá acesso ao bairro Juazeirinho está perto de ser coberta pela água. O Dnocs fez um alerta para que as pessoas que moram abaixo do rio deixem suas casas. Na localidade Curtume já há desabrigados.
"A gente fez um trabalho de conscientização hoje e já tem pessoas saindo de casa. Na localidade Marrecas a água também está tomando de cota", disse Manoel de Jesus, ressaltando que nunca tinha visto a barragem receber tanta água no mês de janeiro.
"Foi a primeira vez que a gente viu isso no mês de janeiro. Ela sangrou em 2004, 2005 2008 e agora", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário