Punido com tornozeleira volta a ser preso suspeito de roubar escola no PI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de out. de 2016

Punido com tornozeleira volta a ser preso suspeito de roubar escola no PI

Jovem já cumpre medida com uso de tornozeleira (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Na madrugada desta segunda-feira (31), a Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) prendeu em flagrante um jovem que já cumpre medida com uso de tornozeleira suspeito de roubar objetos da Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, no bairro Buenos Aires, Zona Norte de Teresina. A escola foi invadida e seis ventiladores foram furtados.

De acordo com o comandante da CIPE, Major Marcos Vinícius, a companhia foi acionada pelo vigia da escola que percebeu a movimentação de dois indivíduos através do sistema de monitoramento de câmeras. Ao receber o chamado, os policiais foram até ao local e efetuaram a prisão de um dos elementos. O outro conseguiu fugir.
Jovem já cumpre medida com uso de tornozeleira
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
“O vigia percebeu, através do monitoramento de câmeras, a ação dos indivíduos e ligou para a companhia. Conseguimos efetuar a prisão de um deles e o outro conseguiu se evadir do local. Logo após a prisão ele confessou o crime e nos disse que os ventiladores estavam na escola ao lado”, informou.

O suspeito, que tem dezoito anos de idade, foi identificado pelo vigia como sendo ex-aluno da escola e mora próximo ao local do crime. O indivíduo encontra-se preso na Central de Flagrantes e eStá à disposição da Justiça. O outro rapaz ainda não foi identificado.
"O inquérito vai ser instaurado, pois ele foi autuado e no decorrer das investigações com certeza se chegará a identidade do segundo indivíduo”, disse o comandante.
Casos têm sido comuns no Piauí
Em agosto, o G1 mostrou que os casos de suspeitos de crimes presos pela polícia usando tornozeleira eletrônica têm sido comuns no Piauí. De acordo com a Polícia Militar, 154 pessoas haviam sido presas no estado desde 2013 cometendo algum tipo de delito mesmo estando com o equipamento eletrônico.
O número representa 36% do total de apenados monitorados atualmente pela Secretaria de Justiça (Sejus). No Piauí, conforme a secretaria, são 426 pessoas usando o equipamento eletrônico, sendo 365 em Teresina e 61 nas cidades de Parnaíba e Luís Correia. O sistema de monitoramento por tornozeleira foi implantando no estado em 2013 e funciona com uma Central de Vigilância Eletrônica instalada na Sejus.
A Secretaria informou ainda ao G1 o número de monitorados flagrados descumprindo a medida, o que ocorre quando eles deixam o equipamento descarregado, tiram o aparelho ou saem da zona de circulação delimitada pela Justiça. A Sejus explicou que esse descumprimento não engloba os suspeitos presos praticando delitos, sendo, portanto, um dado distinto do fornecido pela polícia sobre a quantidade de prisões.
Os descumprimentos somaram 167 em todo o Piauí, sendo 154 na capital e 13 nas cidades de Parnaíba e Luis Correia. Nesses casos, a Central de Vigilância chega até mesmo a alertar o apenado por telefone para que ele recarregue o equipamento. Em caso de não atendimento o apenado pode ser preso por infringir a medida.
As tornozeleiras são equipadas com um chip que emite para a central todos os dados sobre a posição geográfica de quem está usando. A utilização do equipamento foi instituída por meio de lei federal com o objetivo de evitar o uso abusivo da prisão provisória no país e, desta forma, desafogar o sistema prisional. Desde 2010, a vigilância por meio da tornozeleira também é permitida em regime domiciliar e saída temporária no regime semiaberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário