Queimada irregular coloca em risco prédio histórico no centro de Oeiras - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de out. de 2016

Queimada irregular coloca em risco prédio histórico no centro de Oeiras

Uma queimada irregular na tarde desta sexta-feira, no Centro Histórico de Oeiras colocou em risco o Major Selemérico, um dos prédios históricos da cidade.

» Siga-nos no Twitter
A queimada foi feita pelo proprietário de um terreno localizado atrás do Major Selemérico, e segundo o mesmo seria para acabar com o lixo que jogam no local. 

A Casa de Cultra Major Selemérico foi recentemente inaugurado e abriga salas e espaços que contam grande parte da história cultural tanto da cidade como do Estado. No local, funcionam três núcleos de cultura para o ensino de bandolins, congo e do reisado para crianças e comunidade, como forma de propagação e manutenção da cultura piauiense. Há também a galeria dos governadores, com móveis de época utilizados pelo Visconde da Parnaíba e que foram restaurados pela Secretaria Estadual de Cultura. Existem também salas de ensino e preservação das manifestações culturais trazidas pelos negros no período colonial, como a capoeira e o congo. Dois memoriais, sendo um deles em homenagem a Possidônio Queiroz, músico oeirense que compôs grandes valsas e que dá nome à Escola de Música de Teresina, e outro que homanegeia a escrava Esperança Garcia.

O tempo seco e os ventos fizeram com que as chamas se espalhassem rapidamente, tomando grandes proporções demorando para ser controlado, colocando em risco o prédio histórico e outras casas próximas, além de apresentar risco a saúde dos moradores, já que a forte fumaça cobriu grande parte do centro histórico de Oeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário