Faxina nos bairros de Teresina recolhe mais de 4.600 toneladas de lixo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de jan. de 2017

Faxina nos bairros de Teresina recolhe mais de 4.600 toneladas de lixo

Um total de 4.640 toneladas de lixo foram recolhidas na Faxina dos Bairros, operação que todos os sábados une limpeza e educação no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. A ação é promovida pela Prefeitura de Teresina desde 2015.
A Faxina é resultado de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), secretarias municipais e a população. “A proposta é recolher todo o material com potencial de se tornar criadouro do Aedes aegypti, ou seja, que possam acumular água, por menores que sejam”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Durante a semana a população é orientada para depositar o lixo, mesmo os de grande porte, na porta das casas para recolhimento pelas equipes de limpeza da Prefeitura, que acontece no sábado”, conta ela.
No último sábado (28/01) foram recolhidas 112 toneladas, sendo 25,43 na zona Norte, 34,75 na zona Sul, 21,73 na zona Leste e 29,75 na zona Sudeste. Foram visitados os bairros Piçarra, Pedra Mole, Itararé II e Nossa Senhora das Graças. A escolha dos locais se dá por meio dos resultados do levantamento de índice de infestação do mosquito (LIRAa).
No próximo sábado (04/02) a Faxina visita os bairros Nova Brasília e Parque Ideal. Além do recolhimento, é feita a capina da área e uma caminhada educativa, em que a população recebe material educativo e é orientada a realizar o descarte correto do lixo, evitando o acúmulo de água e a reprodução do mosquito, que tem preferência por estes ambientes.
A FMS pede a colaboração de todos para evitar a proliferação destas doenças pela cidade. “É um trabalho de parceria entre poder público e população. Todos precisam fazer a sua parte, mantendo seus ambientes limpos e evitando o acúmulo de água em ralos, vasos de plantas e outros locais, pois mesmo uma tampinha de garrafa pode se tornar criadouro do Aedes”, alerta Oriana Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário