Aumenta em 100% os casos e mortes de H1N1 em Teresina Piaui - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mai. de 2018

Aumenta em 100% os casos e mortes de H1N1 em Teresina Piaui

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta terça-feira (29) que subiu para oito (8) o número de óbitos confirmados por Influenza A H1N1, em Teresina. Dobrou o número de óbitos, já que na semana passada a FMS confirmou um total de quatro mortes.
Outra estatística que também dobrou foi o número de registros da Influenza A N1N1, confirmados no boletim de hoje (29) com um total de 131 casos de janeiro até o momento na capital. Na semana passada o boletim (divulgado no dia 22 de maio) informava que 62 casos estavam confirmados em Teresina. 
Os quatro novos óbitos registrados, em relação ao boletim anterior, confirmam a morte de uma criança do sexo masculino, de dois anos de idade, com pneumonia associada e Portador de Paralisia Cerebral; um homem de 43 anos, hipertenso e diabético, com histórico de insuficiência cardíaca anterior; um morador de rua de 47 anos com histórico de crise convulsiva; e um idoso de 76 anos com hipertensão e sequelas de AVC.
A primeira morte confirmada foi do motorista, que se negou a ser internado na primeira ida à Unidade de Saúde e quando retornou já estava em estado gravíssimo. O segundo caso foi de uma mulher por volta de 50 anos, diabética, cardiopata e pneumopata. O terceiro caso foi de uma mulher de 38 anos, que tinha asma e era fumante e o quarto caso um adolescente do sexo masculino, de 13 anos.
A FMS informa que todo o estoque da vacina da gripe já foi distribuído nas mais de 100 salas de vacina da capital e que a campanha de vacinação contra a gripe será encerrada no dia 1 de junho. Em sete lotes de entrega por parte do Ministério da Saúde, foram distribuídas 213 mil doses na cidade.
A FMS esclarece ainda que não irá receber mais nenhum lote de vacina residual do Ministério da Saúde. Os dados de quantas doses já foram aplicadas na capital ainda estão sendo compilados para que sejam repassados ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações.
Gripe Influenza A ou H1N1
Esta gripe, também chamada de influenza A ou H1N1, é um tipo de gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1, que além dos humanos também afeta os porcos.
Essa gripe é transmitida de pessoa para pessoa da mesma forma que a gripe comum, mas causa sintomas mais fortes e repentinos, podendo provocar complicações como falta de ar, pneumonia e morte quando não tratada adequadamente. Veja todos os sintomas desta doença aqui.
Como o vírus é transmitido:
A gripe H1N1 é transmitida da mesma forma que a gripe comum, passando principalmente através do contato com objetos contaminados, como talheres e copos, ou por meio da saliva e secreções respiratórias de pessoas doentes.
Além disso, é possível pegar a gripe ao entrar em contato com animais doentes, mas o consumo da carne de porco não transmite esta doença, pois o vírus é eliminado durante o cozimento.
Como se prevenir:
Para prevenir a contaminação por este tipo de gripe assim como para evitar passar a doença para outras pessoas, deve-se tomar os seguintes cuidados:
Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha;
Lavar as mãos com frequência, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa;
Cobrir a mão e o nariz com um tecido ao espirrar e tossir;
Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;
Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;
Evitar contato com porcos de áreas de surto da doença;
Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;
Em caso de presença de sintomas, evitar o contato com outras pessoas até 24 horas depois de a febre melhorar.
Além disso, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como AIDS ou asma, devem evitar locais com aglomerações de pessoas.
Erica Paz (Com informações da Fundação Municipal de Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário