Descubra aqui qual é a origem do feriado de Corpus Christi - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mai. de 2018

Descubra aqui qual é a origem do feriado de Corpus Christi

O termo "Corpus Christi" foi campeão de buscas na internet na quarta-feira (30), véspera do feriado que é celebrado hoje. Uma reportagem da BBC Brasil aborda o assunto. Não se trata de um feriado nacional, mas sim de ponto facultativo e na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários. A regra é outra em cidades que aprovaram leis tornando Corpus Christi um feriado municipal.
Qual o significado de Corpus Christi?
Significa, em latim, "corpo de Cristo". É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 (Crédito: BBC Brasil/MARINMTK)
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 (Crédito: BBC Brasil/MARINMTK)
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho".
A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito ("ofício") para a celebração da data.
Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano - o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só "pegaria" para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Viena, em 1311.
Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do "povo de Deus" em busca da Terra Prometida.
Em Portugal, o dia é chamado também de "Corpo de Deus", e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas - que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com "tapetes" feitos de serragem colorida e outros materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário