TJ elabora projeto que cria nova vara para julgar crimes contra mulher - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de jul. de 2018

TJ elabora projeto que cria nova vara para julgar crimes contra mulher

 Imprimir
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José James, informou que está sendo elaborado um projeto para a criação de mais uma Vara para julgar crimes de violência doméstica contra a mulher. 
Atualmente, existe apenas uma Vara que possui mais de dez mil processos e por mês recebe cerca de 150 novas ações. Além do juiz titular, recentemente uma juíza auxiliar foi designada para auxiliar nos julgamentos.  
 “O Tribunal tem trabalhado no sentido de viabilizar a criação de mais uma Vara específica para julgar os crimes contra a mulher. O anteprojeto será enviado à Assembleia”, destacou o presidente José James, que também é coordenador da Coordenadoria da Mulher.
O magistrado titular da Vara única, juiz José Olindo, afirmou que os julgamentos ocorrem com certa dificuldade pelo grande número de processos e são somente de crimes previstos na Lei Maria da Penha. 
“O ideal seria mais duas Varas, mas uma já vai amenizar bastante e vamos conseguir dividir esse número de ações que ficam abarrotadas. Essa é uma reivindicação antiga nossa, tomara que sejamos atendidos, porque essa é a maior Vara do Piauí, ninguém tem mais processos que a gente”, ressaltou o juiz. 
Os crimes de tentativa de homicídio e homicídio com a qualificadora de feminicídio são julgados pelo Tribunal do Júri. 
Mutirão 
Outra medida que já sendo adotada pelo TJ-PI é a realização dos mutirões dentro da Semana da Justiça Pela Paz em Casa (SJPPC), que deve acontecer no próximo mês de agosto e chegará à sua 11ª edição. 
“Com estes mutirões, idealizados pelo CNJ, o Tribunal julga estes processos de violência contra a mulher de forma mais célere. Nas dez edições iniciais, já são 3.079 audiências realizadas sobre a matéria em Teresina e nas Comarcas do interior”, diz o desembargador José James.
Encontro
As informações foram dadas durante um encontro com as mulheres da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio. O grupo entregou uma carta solicitando providências urgentes para minimizar o problema. 
As integrantes relataram as principais dificuldades em relação ao tema e cobraram ações efetivas do Judiciário e integração dos demais órgãos de Justiça, para que os crimes de feminicídio não fiquem sem julgamento.
Após ouvir atentamente as colocações, o desembargador José James disse que lamentava muito a situação apresentada, esclareceu algumas informações e se comprometeu a debater a questão, para que alternativas possam ser implementadas.
O desembargador José James disse ainda que os recentes números divulgados pelo CNJ sobre julgamentos de feminicídio no TJ-PI estavam equivocados. Ele garantiu que estão sendo julgados  e que os números serão corrigidos.

 
Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário