A Grande Teresina vai ganhar um Planetário - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de fev. de 2019

A Grande Teresina vai ganhar um Planetário

Resultado de imagem para imagens de planetarioEstudantes, pesquisadores e curiosos apaixonados por astronomia poderão admirar o espaço mais de perto, em Teresina. Nesta quarta-feira (13), o prefeito Firmino Filho e o secretário Municipal de Educação, Kléber Montezuma, lançaram o projeto arquitetônico do Planetário de Teresina que será construído no Parque da Cidadania. O local será um complexo cultural e turístico com a proposta de atrair visitações e eventos para apoio à pesquisa científica e avanço da tecnologia, de onde será possível observar astros e planetas. 
O planetário é um espaço de divulgação do conhecimento. Em particular, o que acontece no céu, o que existe. Então, o ambiente permite ao público entender o que é um planeta, uma estrela, de uma forma bem simples. O modelo de implantação na capital teve como inspiração os planetários das cidades de Sobral e de Fortaleza, no Ceará, que recebe centenas de turistas, pesquisadores e estudantes diariamente. 
O projeto arquitetônico moderno foi projetado para se assemelhar ao planeta do sistema solar Saturno com formato de cúpula, com arcos ao seu redor.  Localizado ao lado do campo de futebol do parque, o planetário terá uma área de de 420 m² toda preparada para a acessibilidade, composto de duas salas de aula e espaço para apresentações com 80 lugares. A  iluminação receberá lâmpadas Led com energia solar e o prédio será rodeado por um espelho d'água. 
O prefeito Firmino Filho disse que o Planetário busca incentivar o ensino público de qualidade melhorando ainda mais os indicadores. "O planetário desperta interesse da meninada que já se destaca nas competições. Quando buscamos elaborar o projeto, nos baseamos em dados importantes e temos que avançar ainda mais na qualidade da educação. A obra serve para instigar, provocar os alunos que terão contato com os mais diversos temas e não só astronomia", destacou o prefeito.
O planetário é uma das estratégias de incentivo ao estudo da astronomia. Com muitos alunos medalhistas em olimpíadas de conhecimento, o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma já confirmou que vai expandir os estudos nessa área e quer utilizar a nova construção a favor dos estudantes.
"Essa proposta vem a servir para outras áreas como numa aula de biologia de maneira bem visível; história com o estudo das civilizações e também geografia, ciências, astronomia. Isso vai trazer um ganho tecnológico para Teresina e a ideia é que vai servir não só para a educação municipal, mas de toda a cidade e servirá para pesquisa, estudo e divulgação do conhecimento", enfatizou o secretário.
A primeira etapa será a elaboração do projeto e daí a licitação.  "Esperamos que no próximo ano possamos estar entregando o planetário de forma especial. Acredito que até o turismo ganhará porque o pessoas e estudantes de Caxias, Parnaíba, Floriano e de outras cidades agendarão visitações para o espaço", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário