Descubra o significado do período Quaresma - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

6 de mar. de 2019

Descubra o significado do período Quaresma

Você pode até não saber o que é a Quaresma, mas provavelmente você já ouviu falar no assunto, não é mesmo? Para quem não entende o significado dessa época do ano, ela consiste no período de 40 dias de jejum, orações e penitências que antecedem a principal celebração cristã, ou seja, a Páscoa.
Na Igreja Católica, no entanto, esses últimos sete dias antes do domingo de Páscoa também são entendidos como momentos de contrição, jejum e oração por causa da Semana Santa.
Comemorada desde o século IV, a Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas (quando se comemora o fim da mortalidade e marca-se a testa dos fiéis com cinza), logo depois da terça-feira de Carnaval; e termina no Domingo de Ramos, um domingo antes da Páscoa. Sobre o real significado do período, a Quaresma se trata de uma preparação para a Páscoa, tempo de renovação devido à Ressurreição de Jesus Cristo após a crucificação.
Segundo o catolicismo, esses 40 dias de reflexão e de penitência relembram os 40 dias que Jesus passou no deserto sendo tentado por Satanás a renunciar sua missão de salvar a humanidade do pecado. Mas não é só na Quaresma que o número 40 aparece como dias ou anos de tormento que antecedem fatos importantes.
Na época do dilúvio, por exemplo, foram 40 dias de chuvas incessantes, Moisés também passou 40 dias no Monte Sinais e o povo de Israel peregrinou por 40 anos no deserto.
Quaresma para os católicos
Com relação aos 40 dias da Quaresma, além de vigiar seus atos e pensamentos, é comum também que os católicos guardem jejum, especialmente de carne vermelha.
Alguns se abstém desse alimento apenas nas quartas e sextas-feiras, em menção à Quarta-feira de Cinzas e à Sexta-feira da Paixão, dia em que se relembra a morte de Jesus.
Além disso, durante a Quaresma, a Igreja Católica é enfeitada com panos roxos, assim como passa a ser as vestes dos padres, simbolizando a tristeza e a dor vivida por Jesus.
Quaresma para os evangélicos
Apesar de muitos fiéis de outras religiões cristãs se juntarem à vigília da Quaresma para viver a ressurreição de Cristo devidamente, é preciso dizer que os evangélicos encaram esses 40 dias de outra forma.
Mesmo não havendo mau algum em se preparar para a festa da Páscoa, os evangélicos pregam, por exemplo, que o jejum, a vigilância e oração devem ser praticadas todos os dias em busca do perdão, e não somente em determinada época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário