Dia 8 de abril e comemorado o dia Mundial de combate ao Câncer - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de abr. de 2019

Dia 8 de abril e comemorado o dia Mundial de combate ao Câncer

1-Câncer de próstata 
De acordo com o Inca, é o tipo mais comum no Brasil (se não considerarmos o câncer de pele não melanoma). Serão diagnosticado 68.220 novos casos em 2018. O risco da doença aumenta após os 50 anos. Entre as principais causas do problema estão fatores genéticos, o uso de anabolizantes, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação e obesidade.
2-Câncer de mama
A estimativa é que 59.960 mulheres descubram que têm câncer de mama em 2018. As causas mais comuns da doença são histórico familiar, menopausa tardia, menstruação precoce, colesterol alto, sedentarismo, entre outros. O sintoma mais frequente é o aparecimento de um caroço no seio. A detecção precoce aumenta a chance de cura. Por isso é importante fazer o autoexame.
3-Câncer colorretal
 Abrange os tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. O Inca calcula que ocorrerão 36.810 casos do problema no ano. Se detectada precocemente, a doença é curável na maioria das vezes. Esse câncer geralmente é causado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica, de alimentos processados e de carne vermelha, pelo tabagismo e pelo sedentarismo.]
4-Câncer de pulmão
Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, a estimativa é que 31.270 pessoas tenham a doença em 2018. Seus sintomas dependem da localização do tumor no órgão, mas o paciente pode ter tosse seca, falta de ar, dor torácica, pneumonia e presença de sangue ao tossir. 
5-Câncer de estômago
Tem como fatores de risco uma dieta rica em alimentos processados, a obesidade e o consumo de álcool. De acordo com o Inca, cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com esse câncer têm mais de 50 anos. Em 2018, 21.290 brasileiros apresentarão a doença, que geralmente não possui sintomas no estágio inicial, mas seu avanço causa sensação de inchaço depois de comer, náuseas, azia e indigestão.
6-Câncer de colo do útero
A estimativa é que 16.370 mulheres terão o câncer de colo do útero em 2018. A doença é causada pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção por esse vírus é frequente e não causa tumor na maioria das vezes. Porém, em alguns casos, pode acontecer uma alteração celular e a evolução para o câncer. Essas mudanças das células são descobertas facilmente no exame papanicolau.
7-Câncer de cavidade oral
O câncer de cavidade oral inclui a mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca. Cerca de 14.700 pessoas devem ser diagnosticados com a doença ainda em 2018. O problema, que costuma surgir após os 40 anos, tem como principais causas o vício de fumar cachimbos e cigarros, o consumo de álcool e má higiene bucal.
8-Câncer Sistema Nervoso Central
São os tumores primários do cérebro e/ou medula espinhal. Compreendem de 15% a 20% de todos os cânceres que acometem a faixa etária pediátrica. A causa desse tipo de câncer não é totalmente conhecida. Mas, já se sabe que algumas das mudanças que ocorrem nas células normais do cérebro podem levar à formação de tumores cerebrais. A estimativa é que 11320 casos da doenças sejam registrados no ano.
9-Câncer de esôfago
 Estima-se que 10.970 brasileiros serão diagnosticados com esse tumor em 2018. Estão no grupo de risco para desenvolver o problema aqueles que fumam, ingerem bebidas alcoólicas e não possuem uma alimentação saudável ou fazem exercícios. Os principais sintomas são dificuldade em engolir alimentos, má digestão, azia, rouquidão, hemorragia digestiva, tosse e falta de ar.
10-Câncer na tireoide
De acordo com o Inca, 9.610 pessoas serão diagnosticadas com esse tipo de câncer em 2018. Ainda faltam estudos que comprovem a relação, porém, especialistas acreditam que a doença pode estar ligada ao hipertireoidismo, a alterações dos hormônios sexuais, a padrões dietéticos, à obesidade e ao tabagismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário