Há 25 anos Nelson Mandela assumia a presidência da África Sul - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de mai. de 2019

Há 25 anos Nelson Mandela assumia a presidência da África Sul

Uma das figuras mais importantes na luta pela igualdade racial e ícone de vários movimentos mundiais pela paz, Mandela  assumiu a presidência da África Sul no dia 10 de maio de 1994.
Mandela começou sua luta pela igualdade racial na África do Sul em 1940, quando se uniu ao Congresso Nacional Africano (CNA). O CNA tinha como principal objetivo acabar com a segregação racial no país. Contudo, depois de divergências com os membros da cúpula, Mandela e outros integrantes saíram do CNA e fundaram a Liga da Juventude do CNA, que defendia um posicionamento mais agressivo perante o governo, porém sem o uso da violência.
Getty Images 
A disputa ficou mais difícil com a chegada do Partido Nacional ao poder, em 1948, oficializando o apartheid. Cinco anos depois, o CNA elegeu Mandela líder do partido, que na época estava funcionando clandestinamente.
No ano de 1962, Mandela e outros 155 membros do CNA foram presos por traição. O líder sul-africano ficou preso por 27 anos, sendo que 18 foram em Robben Island. Mesmo estando na prisão, Mandela continuou a coordenar as atividades do CNA, mantendo seu importante papel político.
Reuters 
Enquanto Mandela estava preso em Robben Island, o povo africano sofreu com o regime do apartheid. Começou então um grande movimento pela libertação de Mandela. Houve várias manifestações contra a segregação racial pelo mundo, nas quais o lema “Libertem Nelson Mandela” foi amplamente utilizado. Devido a tamanha pressão, em 1990, depois de ficar 27 anos preso e ter contraído tuberculose, por ordens do então presidente Frederik Willem de Klerk, Mandela foi solto.
Logo depois de Mandela ter sido libertado, o governo e a oposição negra criaram formas de transição de um sistema discriminatório para um não discriminatório. Com isso, fora criado um comitê, que ficara encarregado de elaborar a nova constituição do país e supervisionar as primeiras eleições, com vários partidos do país. No dia 9 de maio de 1944, Mandela venceu a eleição presidencial, tomando posse no dia 10 de maio de 1994.
Nelson Mandela, conhecido popularmente como Mandiba, recebeu o Nobel da Paz em 1993. Ele é visto como um transformador da história e principal representante do movimento contra o apartheid. Após o mandato, Mandela liderou ações sociais, junto com organizações de direitos humanos, como o combate à AIDS.
Reuters 
Aos 85 anos, anunciou a aposentadoria da vida política por conta da saúde debilitada, que o levou a várias internações em 2012 e 2013, quando morreu aos 95 anos.
Getty 

Nenhum comentário:

Postar um comentário