Encontro de Bois de Teresina acontece nos próximos dias 13 e 14 de julho 2019 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de jul. de 2019

Encontro de Bois de Teresina acontece nos próximos dias 13 e 14 de julho 2019



Nos próximos dias 13 e 14 de julho, o Parque Lagoas do Norte, localizado na zona norte da capital, recebe o Encontro de Bois de Teresina. O evento é uma realização da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e conta com a participação de 12 grupos, além de quadrilhas e atrações musicais.
Encontro de bois

O Bumba Meu Boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões Norte e Nordeste. Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil.

Em Teresina, os grupos são formados geralmente nas comunidades com a junção de vizinhos e familiares, alguns repassados por gerações, mantendo sempre a tradição na dança e nos rituais.

Maria do Socorro Santana Leal, de 60 anos, mãe de quatro filhos, funcionária do Teatro do Boi há mais de 15 anos, afirma que desde 1996, brinca Bumba Meu Boi. Junto com sua família, eles cultivam a tradição de manter um grupo de Boi na comunidade ribeirinha na zona Norte de Teresina.

O grupo Touro da Ilha contém 76 integrantes de todas as idades. Nele, homens e mulheres da comunidade se divertem na “brincadeira”, como eles denominam a dança do Bumba Meu Boi. Um dos integrantes, o filho mais velho de Socorro Leal, Francisco das Chagas Silva, de 34 anos, mais conhecido como “Mestre Chiquim”, contou que como fazia tempo que não brincava, resolveu juntar um grupo de amigos e começou uma brincadeira na porta de casa, que acabou se formando um grupo.

Com pouco mais de um ano de existência, ele vem do antigo “Estrela Dalva” e hoje é mantido só pelo trabalho dos integrantes com apresentações nas localidades e casas culturais de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário