Piauí ganha três novas áreas de proteção ambiental , confira - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de jul. de 2019

Piauí ganha três novas áreas de proteção ambiental , confira



O governador Wellington Dias assinou, na tarde desta segunda-feira (8), os decretos de criação de três novos parques ambientais em diferentes áreas do Piauí. Trata-se da efetivação de uma política de governo que alia preservação e desenvolvimento.

A Lagoa do Portinho, entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia, no litoral, agora se tornou uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Aire). O cartão postal passa a receber uma atenção ainda maior quanto à conservação e proteção da fauna, da flora, preservação das margens, da biodiversidade, além da garantia dos recursos hídricos.

“Nos permite trabalhar um conceito do turismo com um olhar bem maior com a parte ambiental. Ter uma alternativa para reintegrar o rio Portinho com a lagoa, permitindo a recarga adequada de água. A própria integração da cidade agora tem que ser bem mais cuidadosa, considerando a beleza e a fragilidade que temos ali”, destacou Wellington Dias.

Ainda na região Norte do Piauí, no município de Campo Maior, foi criado o Parque Estadual da Serra do Santo Antônio. Entre outros objetivos, o decreto visa estabelecer um controle mais eficaz sobre aquele ecossistema, considerado de extrema relevância local e regional. 

A terceira área de proteção fica entre os municípios de Nazaré do Piauí e São Francisco do Piauí. A Lagoa de Nazaré, importante manancial de água para aquela região, passa a receber cuidados especiais para sua manutenção e preservação. 

Com as três novas áreas, agora o Piauí passa a contar com sete áreas de proteção em nível estadual. O próximo passo é a criação do Plano de Manejo, onde ficarão estabelecidas as diretrizes para aproveitamento econômico e turístico dessas áreas de preservação.

“Há um regramento para que elas possam ser exploradas, tanto do ponto de vista do empreendimento (econômico), quanto do ponto de vista turístico e do entretenimento. São áreas que podem ser exploradas, mas não degradadas”, explicou a secretária Sádia Castro.

Segundo o Governo do Piauí, agora serão desenvolvidos projetos para apresentar à Agencia Francesa de Desenvolvimento, buscando atrair investimentos para as novas áreas de proteção, com recursos do Fundo das Mudanças Climáticas.

A audiência de assinatura contou com a presença da secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro; do secretário de Governo, Osmar Júnior; e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico.
lagoa do portinho PiauíPiauí ganha três novas áreas de proteção ambiental. (Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário