Teresina Piaui possui programa que castra cães e gatos gratuitamente - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

3 de jul. de 2019

Teresina Piaui possui programa que castra cães e gatos gratuitamente



Entre os meses de janeiro e maio de 2019, 323 animais foram castrados gratuitamente em Teresina. O programa de castração de cães e gatos em Teresina é uma realidade desde 2016, após convênio firmado entre a Fundação Municipal de Saúde e o Hospital Veterinário (Universidade Federal do Piauí).

O principal benefício da castração é o controle reprodutivo dos animais. “Esse procedimento evita crias indesejadas, contribuindo para diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Menos animais sem dono significa menos risco de transmissão de zoonoses”, explicou a gerente da Gerência de Zonooses da FMS, Oriana Bezerra.

Além do controle reprodutivo, a castração é capaz de evitar doenças. "Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%", é o que afirma a organização World Animal Protection.

Ainda de acordo com a organização, em machos a castração reduz os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal. 

Em relação ao comportamento dos animais, a castração diminui a demarcação de território, pode deixar o animal mais dócil e reduz a frustração. 

Para conseguir a castração gratuita em Teresina, o dono do animal deve ir à Gerência de Zoonoses e levar os documentos necessários:
- comprovante de residência
- RG
- Algum comprovante de situação de vulnerabilidade


“O programa prioriza famílias com até um salário mínimo, pessoas em situação de vulnerabilidade social (que tenham moradia inadequada, estejam desempregados ou residindo em áreas de situação de risco epidemiológico) e também aquelas inscritas em programas sociais do Governo Federal”, explicou Oriana.
Dotinha - castração gratuita em TeresinaTeresina possui programa que castra animais gratuitamente. Foto: @orealdotinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário