UFPI desenvolve pesquisa em Arqueologia no Parque Serra das Confusões , veja - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de jul. de 2019

UFPI desenvolve pesquisa em Arqueologia no Parque Serra das Confusões , veja

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e o Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão realizando pesquisas sobre a Arqueologia do Parque Nacional Serra das Confusões, no sul do Piauí. O projeto de caracterização arqueológica da área do Baixão da Volta está sendo desenvolvido pelo pesquisador de Pós-Doutorado Sênior Dr. Tiago Tomé, sob a supervisão do Prof. Dr. Grégoire van Havre, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPI, com financiamento do CNPq.
Situado em uma região de elevada riqueza em termos de patrimônio arqueológico, o PARNA Serra das Confusões continua sendo uma área pouco conhecida no que se refere à ocupação humana no passado, devido às poucas pesquisas arqueológicas aí realizadas até hoje. Apesar disso, as pesquisas realizadas anteriormente resultaram em achados muito importantes. O potencial científico foi reconhecido pela comissão avaliadora do CNPq, uma vez que apenas duas bolsas de Pós-Doutorado Sênior foram atribuídas para projetos em Arqueologia a nível nacional no edital correspondente à 2ª chamada realizada em 2018 para Bolsas Especiais no País e Exterior, uma delas a que possibilita a realização dessas pesquisas na UFPI.Os primeiros resultados do projeto foram apresentados no 1º Simpósio de Arqueologia e Patrimônio do Laboratório de Preservação Patrimonial da UNIVASF, que decorreu entre 6 e 10 de maio em São Raimundo Nonato, tendo alcançado o 2º lugar do prêmio Dra. Fátima Luz na categoria de melhor trabalho em Pôster. O trabalho pode ser acessado aqui.
No final de junho foi realizada uma viagem de campo, com o objetivo de recolher dados para o aprofundamento das análises já desenvolvidas. Durante essa viagem, que contou com apoio logístico do PARNA Serra das Confusões/ICMBio, os pesquisadores da UFPI visitaram vários sítios arqueológicos já conhecidos, registrando as evidências de ocupação humana aí existentes e informações relacionadas com a implantação desses sítios na paisagem. Foram ainda visitadas áreas do Parque onde, até agora, não são conhecidos sítios arqueológicos.
"Os resultados obtidos permitem ampliar o conhecimento já existente sobre a Arqueologia da região e vão auxiliar na definição de futuras atividades de pesquisa para essa área. Durante a visita ficaram também evidentes as condições precárias de conservação de alguns desses sítios arqueológicos, fruto das características geológicas regionais, que tornam ainda mais urgentes ações de registro desse patrimônio, dado o risco iminente de degradação", explica o Prof. Dr. Tiago Tomé.UFPI desenvolve pesquisa em Arqueologia no Parque Serra das Confusões
O projeto se propõe igualmente desenvolver materiais didáticos sobre Arqueologia e o Patrimônio local que possam ser usados pelas escolas dos municípios abrangidos pelo PARNA Serra das Confusões, se prevendo a realização de nova viagem de campo ainda em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário