Nesse dia 16 de agosto Teresina comemora 167 anos de emancipação - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de ago. de 2019

Nesse dia 16 de agosto Teresina comemora 167 anos de emancipação



O aniversário de Teresina, capital do estado do Piauí, é celebrado dia 16 de agosto.
Teresina
Neste dia foi oficializada a transferência da capital da então Província do Piauí, de Oeiras para a Vila do Poti. A mudança deveu-se a razões econômicas, por estar a Vila do Poti mais bem localizada do que a antiga cidade.

O responsável pelo traslado foi o político José Antônio Saraiva, que era o presidente da Província. Foi sua sugestão que a nova cidade fosse batizada de Teresina, junção das palavras que compunham o nome da Imperatriz Teresa Cristina.

Saraiva traçou a cidade a partir do rio Parnaíba, de modo que as ruas corriam em linhas paralelas, até o rio Poti. Por sua administração, foi designado governador de outros estados nordestinos e chegou a ser Conselheiro do Império.

Teresina tornou-se, assim, a primeira capital planejada do Brasil e a única da região nordeste que não está localizada no litoral.

Com uma população de quase 900 mil habitantes, sua economia está baseada na indústria têxtil, pecuária e na construção civil, pois é um município em desenvolvimento. Seu IDH é de 0,751, e está em contínuo crescimento, sendo uma das cidades mais seguras do país.

Por conservar uma grande área verde e ter avenidas arborizadas, Teresina é conhecida como "Cidade Verde" assim como "Terê", "THE" e "Cidade do Meio-Norte".

Teresina é a terra natal de importantes artistas e intelectuais brasileiros, como o poeta Torquato Neto (1948-1972), o jornalista Castelo Branco(1920-1993) e o bailarino Alef Albert (1994).
Festa para Celebrar o Aniversário de Teresina

O aniversário de Teresina é comemorado com festas cívicas e popularespromovidas pela prefeitura e o comércio local.

As atividades incluem missa solene oficiada pelo bispo, sessão especial da Câmara Municipal de Teresina e entrega da medalha Conselheiro Saraiva a personalidades e instituições que contribuem para o crescimento da cidade.

Igualmente, um grande bolo é preparado e distribuído entre os cidadãos num dos bairros mais antigo da cidade, o Poty Velho. Em 2016, o quitute chegou a ter dez metros de altura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário