Em vídeo, estudante se revolta por falta de transporte escolar em Inhuma - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de set. de 2019

Em vídeo, estudante se revolta por falta de transporte escolar em Inhuma



Um estudante do ensino público municipal da cidade de Inhuma, a 246 quilômetros de Teresina, fez um vídeo denunciando uma série de irregularidades no serviço de transporte escolar da cidade. Na gravação, que viralizou por meio de aplicativos de mensagem, o jovem está andando no sol, diz que está indo para a escola e critica a falta de um ônibus que pegue os alunos em suas casas e os levem para o colégio. Ele se identifica como estudante da Escola Municipal Dr. Ezequias Costa.


No vídeo, o aluno fala: “estou aqui pra falar mais uma vez sobre o carro da escola não estar vindo. Agora são 13h43min, saí de casa às 13h20min e olha a hora que estou chegando de a pé. Saí da casa da minha avó [...] Isso é a pior vergonha que tem nesse município [...] Não mandam um carro pra carregar aluno [...] Ó eu aqui sozinho, ó o sol, ó a quentura, você sabe o que é ter que pegar uma quentura dessa? [sic]”, o aluno dirige o final da fala ao prefeito da cidade, Silva Júnior.

Além de criticar a falta de um transporte escolar, o estudante também menciona atraso de salários de servidores públicos, sobretudo de professores e do próprio diretor da escola onde estuda. “É salário atrasado de professor e diretor, servidor público, todo mundo. Estou falando porque sou estudante e sei das coisas que acontecem aqui”, diz o aluno. O estudante encerra o vídeo falando em “humilhação” e “vergonha” pela situação da educação municipal de Inhuma.


A reportagem do Portal O Dia procurou o secretário municipal de Educação do Município, Marcos Antônio Oliveira, e ele rebateu as críticas e relatos feitos pelo estudante no vídeo. O gestor disse já ter tomado conhecimento do teor da gravação, disse que sabe quem é o aluno e falou que, apesar de ter mencionado no vídeo, ele não é usuário do transporte escolar do municipal.

“Ele mora ao lado da escola, não sei qual o propósito. A Unidade Escolar Ezequias Costa é uma das melhores que temos no município, tem a melhor nota do Ideb nos anos iniciais, ultrapassando inclusive a meta de pontos que era 5,8. A escola possui um excelente quadro de funcionários, tem uma excelente estrutura física, reformamos recentemente os banheiros para a educação infantil. Eu realmente não entendo qual o propósito daquele vídeo”, rebateu o gestor. Ele negou também que haja funcionários com salários atrasados.

Com relação às críticas direcionadas ao transporte escolar, Marcos Antônio disse que a estrada onde o aluno gravou o vídeo é um acesso vicinal à escola Ezequias Costa por onde passam ônibus de transporte de alunos vindo de várias comunidades rurais, como Barrocão e Recanto. O gestor acrescentou ainda que, mensalmente, o Município de Inhuma recebe do Governo Federal a quantia de R$ 14.555,00 para destinar somente ao transporte escolar. 

“Esse recurso ainda é insuficiente, quase sempre a Prefeitura precisa completar para que o serviço continue funcionando. Temos aproximadamente 40 ônibus licitados e funcionando regularmente”, finaliza secretário.

Sobre o vídeo, o gestor disse que a Prefeitura está tomando as medidas cabíveis e que vai visitar a escola para conversar com pais e diretores e saber se há alguma irregularidade em seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário