Bombas com certificação digital devem coibir fraudes nos postos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de nov. de 2019

Bombas com certificação digital devem coibir fraudes nos postos

As novas mudanças nos modelos das bombas de combustíveis irão coibir possíveis fraudes no abastecimento e, consequentemente, melhoria no bolso do consumidor-vítima. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só deverão ser aprovadas as bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital.
Os fabricantes terão que se adequar à novidade. As mudanças irão começar a vigorar a partir de dezembro deste ano. A substituição será feita de forma gradual, em função do ano de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos.
"Pensando em evitar algumas fraudes, o Inmetro resolveu mudar o sistema de bombas medidoras. Anteriormente, as bombas medidoras eram de forma mecânica, onde a medida de combustível e um display que favorecia ao consumidor, para que ele pudesse ter acesso ao que estava sendo abastecido, e com isso, nas fiscalizações eram descobertas algumas fraudes. E quem fazia ou faz isso é penalizado", comenta Maycon Danilo, diretor do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi).
Ele diz ainda que com o passar dos anos, as bombas foram se modernizando e chegaram as bombas eletrônicas, mas mesmo assim, as fraudes começaram a crescer de uma forma que dificultou a fiscalização do Inmetro. Para o órgão, à medida em que as bombas forem substituídas, haverá mais procura por esses equipamentos pelos consumidores.As novas bombas com certificação digital, vão se "comunicar' com o consumidor via aplicativo no celular. A pessoa abastece e já tem em seu celular, o indicativo da bomba. Maycon Danilo acredita que as bombas digitais serão, praticamente, impossíveis de serem fraudadas.
"Vamos supor que a pessoa está pagando 20 litros de combustível. Hora, se você paga por esses litros, você tem que receber os mesmos vinte litros de combustível. Dessa forma o consumidor vai ter oportunidade de acompanhar aquela bomba através do aplicativo de celular", observou Maycon Danilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário