Semar investiga se óleo contaminou áreas de peixe-boi no litoral do PI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de nov. de 2019

Semar investiga se óleo contaminou áreas de peixe-boi no litoral do PI

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) coordenou durante toda a semana uma importante operação no litoral piauiense. Os órgãos Ibama, ICMBio, Capitania dos Portos do Piauí, Corpo de Bombeiros e a Comissão Ilha Ativa integraram a ação. Três embarcações de grande porte, além de uma equipe de mergulhadores e um sonar foram usados para realizar o mapeamento da área em busca de indícios de contaminação por óleo no estuário do Rio Carpina. Mais de 5 km do rio foram mapeados.
“O objetivo era realizar a varredura do estuário do Rio Carpina e verificar se os bancos de capim agulha, que serve de alimento para animais como o peixe-boi, estão sendo atingidos pelo óleo”, destaca o gerente de fiscalização ambiental da Semar, Renato Nogueira.
“A varredura foi executada com o apoio de um sonar. Nas áreas indicadas pelo equipamento foi utilizada uma draga para coletar sedimentos. Em seguida, uma varredura era executada pela equipe de mergulhadores. Mapeamos uma extensão de aproximadamente 5km e nenhum vestígio de óleo foi encontrado, o que nos deixou bastante tranquilos”, explica a Coordenadora do Escritório Regional da Semar em Parnaíba, Waneska Vasconcelos.
Segundo a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, o monitoramento das praias continua. “O Piauí não tem registros de aparecimento de manchas de óleo desde o dia 30 de setembro, todas as praias litoral piauiense se encontram limpas e livres para o banho. Mas o monitoramento não para, a equipe da Semar em Parnaíba está atuando diariamente”, reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário