Oeiras realiza oficina sobre novo financiamento de saúde da Atenção Básica - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de jan. de 2020

Oeiras realiza oficina sobre novo financiamento de saúde da Atenção Básica



Gestores e técnicos das Secretarias Municipais de Saúde das cidades que compõem o território Vale do Canindé participaram nesta quinta-feira, 30, em Oeiras, de uma oficina sobre o novo modelo de financiamento federal para os serviços da Atenção Básica. A capacitação foi promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI) e aconteceu no auditório Semusa.
Oeiras realiza oficina sobre novo financiamento de saúde da Atenção Básica
A oficina foi ministrada pela assessora técnica do COSEMS, Socorro Candeira. “O Ministério da Saúde lançou em novembro de 2019 o Previne Brasil, que é um programa que altera o modelo de financiamento da Atenção Básica. Então, a partir de janeiro de 2020, este novo modelo já está vigente e uma série de mudanças precisam ser implementadas nos municípios para que eles não possam ser penalizados futuramente com a perda de recursos. O novo modelo traz várias dimensões, que vão impactar no processo de financiamento”, explica.

“É preciso que os municípios se organizem para que consigam cadastrar 100% das suas populações e melhorem seu desempenho. Hoje mostramos aqui como vai ser esse processo, o que o município precisa fazer para qualificar sua informação e para intensificar e fortalecer o processo de cadastramento das famílias”, acrescenta a assessora técnica.

O programa Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que altera procedimentos de repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios. A iniciativa visa incluir mais pessoas nos programas de atenção primária. Segundo o Ministério da Saúde, o novo modelo vai aportar mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde da população, especialmente nos serviços de saúde da Atenção Básica, que cuida das doenças mais frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário