Moradores denunciam falta de água há quatro dias em Corrente - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de fev. de 2020

Moradores denunciam falta de água há quatro dias em Corrente



Os moradores de Corrente denunciam que estão há quatro dias sem o abastecimento de água na cidade. Eles relatam que muitas casas já estão quase zerando o estoque armazenado em caixas d´águas e aproveitam a chuva para captar água em baldes, na tentativa de driblar o desabastecimento. A previsão é de que o abastecimento da água em todo município seja normalizado até domingo (09).

Hoje Corrente possui cerca de 30 mil habitantes. O Cidadeverde.com apurou que somente os bairros abastecimentos com poços artesanais possuem água nas torneiras; os demais estão sem água. 

O fornecimento de água na cidade é feito a partir da captação da água do Rio Corrente pela Agespisa. Os moradores relatam que a Estação de Tratamento de Água (ETA) precisa ser modernizada para melhor atender a população, principalmente no período chuvoso, pois há mais acúmulo de água no rio. Eles acrecentam que os equipamentos "não dão conta de fazer o tratamento com maior rapidez" e, por isso, a água distribuida chega nas torneiras "barrenta". 

A moradora Norma Lemos comenta a situação: "a minha caixa já secou. Consegui encher dois baldes de água da chuva para tentar usar. A água que vem da rua está desde segunda-feira sem. Quando chove a água já começa a vir barrenta. Tem 15 anos que moro aqui, e não é diferente. Depois vem o problema da dengue porque ou a gente 'junta água' para usar ou corre o risco de ficar na 'secura'".
Retorno

A Agespisa informa que desde às 8 horas desta sexta-feira (07) retomou parte do abastecimento de água em Corrente. "Cerca de 40% da cidade está sendo abastecida. A regularização está ocorrendo de forma gradativa. A previsão é de que neste final de semana, o funcionamento do sistema volte a 100% de sua capacidade", diz.  
A empresa explica que o abastecimento estava completamente suspenso desde terça-feira (04) devido ao transbordamento do Rio Corrente, que danificou equipamentos da casa de bombas do sistema de captação. 
"Por conta da alto nível de turbidez do Rio Corrente, o processo de captação e tratamento da água fica mais lento e difícil, já que uma grande carga de sedimentos e detritos foram arrastados pelas chuvas para o leito do rio. A ETA leva mais tempo para tratar a água nessas condições".

Ouvidoria da Agespisa - 0800 086 8888
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário