Sem ar condicionado e ventilador, mães abanam bebês no Hospital Natan Portela - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de fev. de 2020

Sem ar condicionado e ventilador, mães abanam bebês no Hospital Natan Portela



Bebês internados no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, estão tendo que ser abanados pelas mães para não passarem calor. Vídeos mostram que ventilador e ar condicionado de enfermarias não funcionam. Em algumas salas, nem as lâmpadas acendem.

Foto também mostra uma acompanhante deitada no chão por falta de poltrona adequada. A dona de casa Sara Rodrigues vive um drama com o seu filho, um bebê de apenas 4 meses. O menino está internado no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela com meningite e uma fórmula infantil que seu filho precisa tomar está em falta no hospital. O bebê já passou por três hospitais. Inicialmente ele teve uma infecção na perna após tomar uma injeção no Hospital do bairro Satélite. Ele chegou a ser internado no Hospital de Urgência de Teresina e depois de adquirir a meningite foi encaminhado para o Hospital Natan Portela ontem (10).

"No HUT ele não estava conseguindo mamar no peito porque estava tendo convulsão. Começaram a dar leite para ele só que meu bebê teve muita diarreia e vomitava. Depois deram outro tipo de fórmula e ele aceitou bem. Só que no Hospital Natan Portela não tem essa fórmula e ele não está se alimentado. Me deram um copo descartável para eu tirar leite do meu peito, mas não estou conseguido porque já está inflamado", conta. Sara denuncia ainda que não há nenhum tipo de isolamento das crianças diagnosticadas com doenças contagiosas.

Foto: Cidadeverde.com


A mãe afirma também que o banheiro da enfermaria não tem higiene nem espaço adequado para dar banho nas crianças internadas. 

"Vim para esse hospital porque disseram que era o melhor, completo, mas não tem a mínima estrutura", reclama. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, que enviou uma nota de esclarecimento sobre as denúncias. A Sesapi admite que as enfermarias estão sem ar condicionado, mas afirma que os aparelhos serão instalados em breve.

Veja nota


"O Hospital Natan Portela está substituindo os aparelhos de ar-condicionado de forma gradativa. Já foram trocados os equipamentos de refrigeração das farmácias (central e especializada) e salas de exame para preservação dos medicamentos e aparelhos, pronto atendimento e postos de enfermagem. O próximo passo será a instalação nos apartamentos e enfermarias. A Secretaria de Saúde já autorizou o processo de compra dos condicionadores de ar mais modernos e econômicos para o hospital. A medida vai propiciar um ambiente agradável e com mais conforto para os pacientes e familiares. Já a fórmula alimentar infantil é distribuída pelo Ministério da Saúde. Quando é verificado atraso na remessa, o pediatra avalia a criança e faz a substituição da alimentação, sem riscos nutricionais para o paciente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário