Leitos de UTI em Teresina para covid-19 já estão 68% ocupados, diz prefeitura - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de mai. de 2020

Leitos de UTI em Teresina para covid-19 já estão 68% ocupados, diz prefeitura


A Prefeitura de Teresina divulgou na tarde desta terça-feira (19), que 68,86% dos leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 já estão ocupados. O sistema considera os leitos das redes municipal, estadual, filantrópica e privada da capital. Os dados são do Censo Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, classificou a situação como preocupante. "Em primeiro de maio eram 57 leitos de UTIs ocupados na cidade com pacientes de Covid-19. Em 14 de maio já eram 109 leitos ocupados e hoje já são 115. O crescimento tem sido constante e se continuar nessa tendência iremos ter problemas no sistema de saúde já neste fim de semana. Nosso desafio é aumentar a quantidade de leitos na capital, pois os médicos revelam que a cada 10 casos de pessoas infectadas com a Covid-19, 3 agravam e precisam de UTI. Estamos buscando a expansão desses leitos e da nossa rede própria de UTIs”, disse o gestor. 
Segundo os dados do sistema, Teresina possui hoje, cadastrados para atendimento de pacientes com Covid-19, 167 leitos de UTI, sendo que 115 deles estão ocupados. A capital possui também 418 leitos de enfermaria para pacientes infectados com o novo coronavírus; destes, 206 estão ocupados, um percentual de 49,28%. Existem ainda 102 leitos de observação exclusivos para Covid-19, com 42 ocupados, uma taxa de ocupação de 41,18%.
“O Censo Hospitalar é um sistema alimentado diariamente, conforme a legislação municipal vigente (Decreto Municipal nº 19.694/2020), com dados informados pelos próprios hospitais. A Fundação Municipal de Saúde consolida os dados, como gestora do SUS, às 16h. Assim, essa taxa de ocupação é referente aos dados que foram enviados e consolidados ontem (18)”, explicou Sammia Barros, assessora técnica da Presidência da Fundação Municipal de Saúde.
Além do aumento na taxa da ocupação de leitos hospitalares, que revela o agravamento da doença, Teresina registra também o crescimento no número de casos confirmados de Covid-19. De acordo com os dados do boletim epidemiológico divulgado ontem (18) pela Fundação Municipal de saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a capital já registra 1.327 casos e 40 óbitos causados pelo novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário