Metade dos leitos de UTI de Teresina já estão ocupados, diz Sesapi - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mai. de 2020

Metade dos leitos de UTI de Teresina já estão ocupados, diz Sesapi

Com quase 800 casos de Covid-19 confirmados, Teresina já possui 50% de seus leitos de UTI ocupados por pacientes com a doença. O dado consta no boletim divulgado ontem (10) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com os números da ocupação dos hospitais em toda a rede do Estado, capital e interior.
De acordo com o documento, Teresina possui 158 leitos de UTI destinados para o tratamento da Covid-19. Destes, 80 já estão em uso e outros 78 estão livres à espera de pacientes. Em números percentuais, são 50,6% dos leitos ocupados e 49,4% desocupados. Com relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação em Teresina é de 35,1%. Dos 467 disponíveis na rede de atendimento do coronavírus, 164 estão em uso e 303 estão livres no aguardo de pacientes.
Rede estadual
Já no que respeita à rede estadual de atendimento e tratamento à Covid-19, a Sesapi revelou que o Piauí possui 46,7% de seus leitos de UTI ocupados com pacientes positivados. Dos 200 leitos disponíveis nas unidades de terapia intensiva dos hospitais estaduais, 98 estão ocupados e 112 encontram-se livres. 
Com relação aos leitos clínicos da rede estadual, dos 766 leitos abertos, 200 estão ocupados por pacientes diagnosticados com coronavírus, o que dá uma taxa de 26,1%; e 566 encontram-se livres, uma taxa de 73,9%. 
Nos municípios do interior, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 34,6%, com 18 dos 52 leitos disponíveis ocupados por pacientes com Covid-19. Outros 34 encontram-se livres, uma taxa de 65,4%.
“Praticamente todos os dias conseguimos adicionar mais leitos de Terapia Intensiva no Piauí. Em toda a história do Piauí nós construímos uma quantidade de leitos e agora, exclusivo para a Covid-19, nós já ultrapassamos esse número de leitos. Estamos na luta para ampliar e para que possamos garantir atendimento a todos”, enfatizou o secretário de Saúde, Florentino Neto, ao comentar a ampliação da rede de atendimento aos pacientes com Covid-19 no Estado.
Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde do Piauí - Foto: Assis Fernandes/O Dia

É importante ressaltar que, conforme as projeções do Grupo de Trabalho do Comitê Gestor de Crise, se a curva epidêmica em Teresina e no Piauí como um todo seguir o mesmo padrão de evolução que se tem observado atualmente, a capital poderá atingir seu pico da pandemia na primeira semana de junho, podendo chegar a cerca de 5 mil pessoas contaminadas. Já o Estado deverá ter seu ápice nos diagnósticos de Covid em final de julho e início de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário