Casamentos no Piauí caem 75% durante a pandemia de Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de jun. de 2020

Casamentos no Piauí caem 75% durante a pandemia de Covid-19

Desde que a pandemia teve início no Piauí, com o primeiro caso de coronavírus em 19 de março, a quantidade uniões civis oficializadas em cartórios no Estado diminuiu consideravelmente. Se nos meses de janeiro (564) e fevereiro (349) os cartórios do Estado tiveram uma grande quantidade de casamentos, o mesmo não pode ser dito dos meses seguintes.
Em março de 2020, por exemplo, foram registrados 195 casamentos, já em junho, apenas 48 casamentos foram realizados, o que representa uma queda de 75% de uniões. Já no mês de março de 2019, foram registrados 484 casamentos e no mês de junho 944 uniões, ou seja, houve um aumento de 48% nas uniões nesse período
Foto: reprodução/internet
Se considerarmos os meses de março (195) e abril (30 registros) de 2020, houve uma queda ainda maior, de 85% dos registros de casamentos. Somando os dois meses, foram registrados apenas  225 casamentos, enquanto que nesse mesmo período do ano passado foram registradas 931 uniões, 706 casamentos a mais.
Em maio houve um pequeno crescimento, no qual foram registrados 94 casamentos, ou seja,  64 casamentos a mais que o mês anterior. Maio é considerado o mês das noivas, o mês das mães e também apresenta uma temperatura mais agradável, por isso é um mês bastante requisitados pelos casais.
Se no mês de março a capital, Teresina, liderou em registros de casamento, 54 uniões, seguido de Parnaíba (29), Campo Maior (12) e Valença do Piauí (09), no mês de abril a cidade de Parnaíba teve mais casamentos. No município foram registradas 06 uniões, seguido de Teresina (05), Floriano (04) e Oeiras (03).
Já no mês de maio, mês das noivas e que houve um aumento de casamentos, foram registradas 26 uniões em Teresina, 10 em Capitão de Campo e 10 em Valença do Piauí. Agora no mês de junho, até o momento, foram registrados 26 casamentos em Teresina, 03 em Floriano, 03 em Parnaíba e 03 em União.
Se compararmos os mês de junho de 2019 (944) e 2020 (48) também podemos notar uma redução significativa de união, de 896 casamentos.
Casamentos por vídeoconferência
Enquanto alguns casais adiam a data do casamento por conta da pandemia, outros permanecem com o sonho de oficializar a união, mesmo que, para isso, a cerimônia precise ser feita por meio de uma vídeoconferência. No dia 30 de abril deste ano, o Piauí realizou seu primeiro casamento civil pela internet.
A solenidade aconteceu no cartório do município de Pedro II, onde estavam os noivos, Maciel Santos de Andrade e Antônia Maria dos Santos. Já o juiz Kildary Louchard de Oliveira Costa, Titular da Vara Única de Pedro II, estava em Teresina, onde trabalha remotamente.
No município de Itainópolis também estão sendo realizados casamentos por vídeoconferência desde a primeira quinzena de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI