Fundação diz que número de óbitos em Picos quase dobrou após flexibilização - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de jun. de 2020

Fundação diz que número de óbitos em Picos quase dobrou após flexibilização

Foto: GoogleStreetView

 


O Hospital Regional Justino Luz, em Picos registrou aumento do número de casos e óbitos registrados nos últimos dias e a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, que administra a unidade, aponta que o crescimento está relacionado à reabertura do comércio na cidade e demais municípios da macrorregião. 

Há mais de duas semanas liberando o funcionamento do comércio, a Prefeitura de Picos autorizou a reabertura de academias de ginástica no município, um dos setores mais polêmicos.


O presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Pablo Santos alertou que até o dia 9 de junho, quase três meses desde o início da pandemia, foram registrados apenas 9 óbitos no hospital, mas que, após a reabertura do comércio, num período de apenas 13 dias, ocorreram outros 8 falecimentos.

“Tivemos quase o dobro de óbitos em apenas treze dias após a flexibilização do isolamento social, por isso é importante que todos continuem fazendo o distanciamento social, pensando na sua proteção, além de fazer uso de máscara e higienização das mãos e ambientes”, ressalta Pablo

Desde o início da pandemia, o hospital recebeu 72 pacientes clínicos que testaram positivo para o novo coronavírus, com sintomas leves. Destes, 33 que foram para as UTIs e17 vieram a óbito.

Mesmo com o reforço na estruturação do Hospital de Picos, que passou de 10 para 30 leitos de UTIs, sendo 20 exclusivas para o tratamento da Covid-19, o presidente da Fundação adverte que o número de pessoas infectadas na região, assim como o número de óbitos, disparou nos últimos dias.

Fotos: Edvar Junior

Para o secretário de Saúde de Picos, Júnior Santos, o aumento está relacionado a ampliação do atendimento de saúde na região voltado para a identificação da doença. 

“Eu acho que nós vamos sentir o pico na próxima semana. No momento, eu acho que este aumento se deve ao crescimento no número de testagem. Com a abertura do Cien, ambulatório aberto no início de maio que é porta de entrada para as síndromes gripais em toda a região, nós já atendemos mais de 2.700 pessoas’, disse o gestor. 

O secretário destacou que ainda com o aumento no número de mortes, o município possui índice de letalidade menor que o índice estadual e nacional. “Deixa a gente preocupada. Temos que ter muita precaução”, avaliou Júnior Santos que também informou que apenas na próxima semana será possível mensurar os impactos da flexibilização na cidade. 



Até esta sexta-feira (27) Picos possuia 518 casos notificados de Covid-19 e 10 óbitos. As outras 8 mortes registradas no hospital regional são de pacientes de municípios vizinhos. 

Valmir Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário