Greve na saúde começa nesta quinta com protesto em frente ao HGV - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de jun. de 2020

Greve na saúde começa nesta quinta com protesto em frente ao HGV

Fotos: Roberta Aline
Servidores da Saúde Pública do Piauí (exceto médicos) iniciam uma greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (25). O movimento grevista começa a partir das 07h30, com ato de protesto em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), e segue em passeata até o Palácio de Karnak, onde farão outro ato.
A greve foi deflagrada na última sexta(19), em assembleia do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (Sindespi), juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí (Senatepi) com apoio do Sinfito, Sinttearpi, Crefito e Coren-PI, representando fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e radiologistas.
Nesta quarta-feira (24) encerrou o prazo de 72 horas para o início da greve e, a partir de amanhã, os hospitais funcionarão com apenas 30% dos trabalhadores. 
Entre as principais reivindicações estão: o não pagamento do adicional de insalubridade de 40%; a baixa qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual fornecidos pela Sesapi durante a pandemia de Covid-19; além de diversas denúncias de assédio moral que o sindicato tem recebido de diversas regiões do Estado. 
“Nosso adicional de insalubridade está congelado desde 2007. O governo alega que não tem uma regulamentação e nós exigimos que se providencie, que regulamente a insalubridade dos servidores do Estado. O assédio moral aos servidores é generalizado e contribui para o adoecimento da categoria. Nós reconhecemos a dificuldade do momento com essa pandemia, mas o governo massacra o servidor há muito tempo e não dá mais para aguentar” desabafa a presidente do Sindespi, Geane Sousa.
O presidente do Senatepi, Erick Ricelley, defende que a greve é necessária porque tem reinvindicações urgentes.
“Essa se torna uma das, ou a mais legítima greve que já aconteceu. Primeiro porque estamos lutando por coisas que sequer deveriam que ser pauta de negociação, como EPIs, insalubridade, cumprimento de decisão judicial. É obrigação de todo e qualquer governo garantir isso aos profissionais. Quando os  profissionais  vão para ruas cobrar isso mostra como nós estamos no fundo do poço. Acho que a população está entendendo oque esta acontecendo”, defende.
A falta de transporte também é outro problema que prejudicado os servidores. “Os ônibus estão há mais de 30 dias parados, não tem transporte público. O governo não faz nada e os servidores estão tendo que pagar transporte particular, diminuindo ainda mais seus salários que já estão defasados. Praticamente estão pagando para trabalhar”, acrescenta Geane Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário