Teresina deve retornar atividades a partir do dia 07 de julho, diz Washington Bonfim - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de jun. de 2020

Teresina deve retornar atividades a partir do dia 07 de julho, diz Washington Bonfim



A reabertura das atividades em Teresina deverá ocorrer a partir do dia 07 de julho, informou o professor Washington Bonfim, membro do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus-COVID-19 da Prefeitura de Teresina, em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quarta-feira (24).

Bonfim relatou que na manhã de hoje ocorreu uma reunião entre os representantes da Prefeitura de Teresina, Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e a representação empresarial para discutir a elaboração de um pacto de retomada, que envolve a criação de condições para um lockdown em Teresina e em outras cidades do Estado, além de um monitoramento mais firme. 

PUBLICIDADE


"A partir disso ter um retorno a partir do dia 07 de julho. Um retorno por fases e coordenado das atividades econômicas. Portanto, um pacto de retomada com toda a população de Teresina, com toda a sua representação, Ministério Público, Governo do Estado, setores empresariais, trabalhadores, Legislativo e Judiciário, para que a gente possa retornar com segurança no início do próximo mês". 

O professor ressalta que o "lockdown facilitará a tarefa de reabertura no dia 07 (de julho) na medida em que ele garante as condições que a Prefeitura já deixou públicas: de redução do número de casos, redução de número de óbitos, aumento da disponibilidade de leitos (clínicos, de estabilização e de UTI). Nas duas últimas pesquisas sorológicas apontaram uma redução importante da transmissibilidade do vírus na cidade. Na semana passada estávamos com RO (r-zero) em 0.9, essa semana 1.06, cresceu um pouco, mas cresceu de maneira controlada".

"A ideia do lockdown é justamente para do ponto de vista epidemiológico tenha as condições adequadas para esse retorno. Ele é uma medida a salutar, uma medida importante e que garante a segurança desse retorno".

A cada semana será analisado o índice de transmissibilidade do novo coronavírus para tomada de novas decisões. "O pacto pela retomada visa evitar algo que está acontecendo em outras cidades, como Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, que é você retomar e depois ter que voltar atrás em razão de um pico novo de casos e pressão sobre o sistema de saúde". 




Washington acrescenta que outras medidas são tomadas pela Prefeitura de Teresina: "aumentamos o número de testes, estamos com quase 1.500 testes diários na cidade. Foi feito uma estratégia de rastreamento, inclusive telefônico, daqueles positivados (para a Covid), ou seja, as condições que nós colocamos estão acontecendo paulatinamente".

"Do ponto de vista técnico, epidemiológico, como o próprio prefeito (Firmino Filho) colocou: ter esse lockdown garante a segurança necessária para esse retorno em fases e de maneira coordenada".

Além do setor de construção civil, outras atividades que podem retornar na primeira fase no início de julho, segundo o Bonfim. 

"Já existem conversas com concessionárias de veículos, com o setor da construção civil não necessariamente ligado à indústria, mas ao comércio e varejo; nós temos conversado com o setor varejista de produtos não essenciais. Estamos estudando essas alternativas para que tenhamos uma saída coordenada, definindo tetos operacionais de cada setor". 

Foto/Arquivo Cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário