Covid: Teresina registra aumento no número de mortes de pacientes do interior - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de ago. de 2020

Covid: Teresina registra aumento no número de mortes de pacientes do interior

 Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com 

Os dados da 16ª etapa da pesquisa de investigação sorológica de Teresina mostram o aumento do número do percentual de óbitos de pessoas do interior do Estado que buscaram tratamento para Covid-19 na capital . O resultado do levantamento, realizado entre os dias 31 de julho e 02 de agosto,  foi apresentado na manhã desta sexta-feira (07) pelo prefeito Firmino Filho, através de videoconferência. 

De acordo com a pesquisa, 25% dos óbitos registrados até o momento em Teresina são de pessoas que vêm do interior do Estado. São 760 óbitos de residentes e 249 óbitos de não residentes.  Acompanhe todos os números aqui

"Esse número aumentou cerca de três vezes nas últimas semanas e a tendência é que ainda tenha um aumento nos próximos dias", informou o prefeito.  

Apesar do aumento da demanda vinda do interior, Firmino acredita que a estrutura da capital possui capacidade para continuar prestando os atendimentos.

"Acredito que a quantidade de leitos de UTI que nós temos é suficiente para enfrentar esse crescimento que veio do interior. Temos que garantir o bom funcionamento daqueles que já estão em vigor. A taxa de ociosidade que nós temos está suficiente para absorver esse aumento que vem do interior", disse. 

Firmino também anunciou que a capital manteve a tendência de queda do número de casos da Covid-19, mesmo com a reabertura do comércio do centro e dos Shoppings.  O novo levantamento estima o número de pessoas infectadas na capital é de 182 mil, o que representa uma queda de cerca de 8% em relação à semana anterior, quando a pesquisa apontou 197 mil infectados

O número estimado de pessoas infectantes, que ainda estão com o vírus ativo, também diminuiu. De acordo com a nova pesquisa sorológica,  agora são 10,5 mil teresinenses que podem ainda estar transmitindo a doença, número cerca de 15% menor do que o registrado na etapa anterior da investigação sorológica, quando eram 12,4 mil. 

"O processo de reabertura econômica, até agora, não demonstrou nenhum impacto significativo na redução dos casos. Temos que observar as próximas semanas, porque essa última fase da reabertura foi a mais importante, com a volta do funcionamento do centro. Os efeitos dessa fase ainda não foram completamente medidos",ressaltou o prefeito durante a apresentação. 

O número de imunizados apresenta uma leve queda em relação à etapa anterior da pesquisa. De acordo com os dados apresentados hoje, 99.976 mil teresinenses já estão imunizados da Covid-19, número menor do que os 107 mil apontados na etapa anterior. 

A taxa de transmissibilidade (R0) também voltou a crescer. O índice agora é de 0,85. Na etapa anterior, o índice registrado foi de 0,62. 

Lockdown

Ainda durante a apresentação, Firmino Filho destacou que o Comitê de Operações da Prefeitura de Teresina deve se reunir nos próximos dias para avaliar a possibilidade de continuar adotando o chamado 'lockdown parcial' nos próximos finais de semana.   Pelo último decreto assinado, as medidas valem até este sábado (08) e domingo(09). 

"Nós vamos ter algumas reuniões a partir da próxima segunda-feira para avaliar as medidas que vão ser tomadas. Provavelmente, vamos fazer uma espécie de transição aos finais de semana, com a liberação gradativa de alguns setores", disse Firmino

 

Natanael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário