Governo Federal autoriza reabertura dos parques nacionais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de ago. de 2020

Governo Federal autoriza reabertura dos parques nacionais


O Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), publicou ontem, terça, 25 de agosto de 2020, no Diario Oficial da União, uma portaria autorizando e regulamentando a abertura gradual dos parques nacionais brasileiros. 

Essa parece ser uma decisão nacional englobando todas as unidades de conservação que permitem visitação pública. Os parques nacionais da Tijuca (RJ), Iguaçu (PR) e Chapada dos Veadeiros (GO), já tinham sidos autorizados à voltar a receber turistas. 

A portaria esclarece que a reabertura será gradual conforme as reservas vão apresentando os seus planos de ação em função da pandemia. As regras estão sendo adaptadas conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Governo Federal autoriza reabertura dos parques nacionais

SERRA DA CAPIVARA

No Piauí o Parque Nacional da Serra da Capivara deverá ser uma das primeiras unidades de conservação federal a reabrir as suas portas. A expectativa é que na segunda semana de setembro o parque seja autorizado a receber visitantes.

Com a pandemia se gerou uma crise social na região de São Raimundo Nonato com a paralisação completa dos serviços turísticos. O parque e os museus foram fechados, os hotéis e restaurantes também, os guias ficaram sem trabalho e até as promessas de ajuda dos governos estaduais e municipais ficaram no papel. 


Foi necessário a mobilização popular numa série de eventos para arrecadar alimentos e ajuda financeira para os condutores de visitantes, não só na Serra da Capivara, mas no Piauí inteiro.


MUSEUS

Na zona urbana de São Raimundo Nonato está o Museu do Homem Americano, e na zona rural de Coronel José Dias, fica o já famoso e magnífico Museu da Natureza. Infelizmente ainda não existe previsão para a reabertura deles. A FUMDHAM aguarda a chegada de uma vacina contra a Covid-19 e novas orientações da OMS para definir a data.

A portaria publicada no Diário Oficial da União é assinada pelo presidente interino do ICMBio, Fernando César Lorenzini, já que o presidente anterior, coronel da PM de SP, Homero Cerqueira, foi demitido na semana passada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por declarações sobre queimadas no Pantanal. 

Ele tinha acabado de visitar a Serra da Capivara como parte da comitiva do presidente Bolsonaro. Dessa forma, todas as tratativas realizadas in loco na reserva piauiense podem ser paralisadas com a sua saída do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário