HGV realiza captação de órgãos mesmo durante a pandemia - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de ago. de 2020

HGV realiza captação de órgãos mesmo durante a pandemia


Na última quarta-feira (12), a equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas realizou mais um procedimento de coleta, por meio da Organização de Procura de Órgão e Tecidos e Central Estadual de Transplantes, coordenado pelo médico Wellington Figueiredo e pela equipe do Centro Cirúrgico do hospital.

A doadora, uma senhora de 64 anos, teve o diagnóstico de morte encefálica confirmado e, após realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira, e seguidos os requisitos do processo, foi realizada a retirada do fígado, rins e córneas. Ainda no dia 31 de julho, o hospital também efetuou uma captação de órgãos de um homem de 69 anos, quando foram recolhidos os rins e o fígado.


Equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas 


O coordenador de enfermagem do setor de Organização de Procura por Órgãos, Gilson Cantuário, explica que para acontecer a doação é fundamental o diálogo com os familiares. "Precisamos entender o sentimento da família no momento da perda, conversar. Sabemos que é um momento difícil e é necessário tirar todas as dúvidas, até a decisão final", completa Cantuário.

Para a diretora técnica da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Fátima Garcez, a doação de órgãos pode dar novos destinos a outras pessoas. Ela explica que o número de doadores ainda é pequeno no Piauí e no Brasil, se comparado ao de pacientes quem esperam pelas doações.


Equipe de captação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário