Justiça Eleitoral antecipa os horários de votação em 1 hora no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

28 de ago. de 2020

Justiça Eleitoral antecipa os horários de votação em 1 hora no Piauí


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador José James Gomes Pereira, informa aos cidadãos eleitores do Estado que a Justiça Eleitoral ampliou em uma hora o horário de votação nas Eleições Municipais de 15 e 29 de novembro deste ano. De acordo com a decisão, o novo horário de votação começará a partir das 7 h da manhã e estenderá até às 17h.

Outra novidade é em relação aos eleitores com mais de 60 anos de idade. Este ano, por conta da pandemia da Covid-19, a Justiça Eleitoral decidiu que o período das 7h às 10h será preferencial para o comparecimento às urnas desse segmento de eleitores, com o objetivo de evitar aglomerações, minimizando os riscos à saúde dessa parcela da população. Portanto o TRE-PI recomenda aos cidadãos pertencentes a esse grupo que procurem comparecer às seções eleitorais, preferencialmente, nesse intervalo de tempo.

Presidente do TRE-PI José James Gomes(Divulgação)

Segundo o Desembargador José James, as medidas foram tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (27), após estudos realizados por estatísticos especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Universidade de São Paulo (USP) e também por consultoria sanitária feita junto a Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein. “Todas essas medidas o TSE toma em razão da segurança sanitária de todos a partir de consultorias fornecidas a Justiça Eleitoral por essas respeitadas instituições”, informou.

O presidente do TRE-PI lembrou que está mantida a orientação, dada em todas as eleições, de garantia do exercício do voto àqueles eleitores que ainda se encontram aguardando para votar nos locais de seções, após o horário das 17h. “Todos aqueles que se encontrarem presentes nos locais de votação receberão senhas e poderão votar normalmente”, garantiu.


A decisão pela antecipação do início da votação para 7h – em lugar da extensão para 18 h - atende pleito dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo declaração do Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE: "Após ouvirmos os presidentes e os diretores gerais dos tribunais eleitorais decidimos por este horário de 7 h às 17 h. Não foi possível estender para mais tarde do que isso porque, em muitas partes do Brasil, depois dessa hora, há dificuldade de transporte e há problemas de violência".


Justiça Eleitoral antecipa horário de votação (Reprodução)

Barroso lembrou ainda que a Justiça Eleitoral adotará todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos eleitores e mesários no dia da votação. Ele lembrou que um grupo de empresas e de entidades de classe doará equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel e spray para quem trabalhar na eleição, além de álcool em gel para que eleitores higienizem as mãos nas seções de todo o país.

O ministro ressaltou que os eleitores podem e devem exercer o direito do voto - com todos os cuidados necessários -, uma vez que esse é o instrumento pelo qual os cidadãos definem os rumos do país.

Com informações do Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário