Neymar na Champions mobiliza redes sociais em patamar de Copa do Mundo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de ago. de 2020

Neymar na Champions mobiliza redes sociais em patamar de Copa do Mundo

 Foto: PSG.FR

O apelido "Menino Ney" cai bem para o Neymar quase tão presente nas páginas de celebridades quanto nas esportivas.

Em 2020, porém, o jogador vive uma mudança. O bom desempenho em campo, que já vinha de antes da pandemia de Covid-19, se manteve na retomada e ocorre ao mesmo tempo em que o atacante exerce um papel crescente de liderança no PSG.

Uma prova desse fenômeno vem das próprias redes sociais. O apelido "Adulto Ney" viralizou no início do ano, em contraposição ao anterior "Menino Ney", após uma reportagem afirmar que o craque não faria uma festa de arromba ao completar 28 anos. Os fãs, então, criaram a alcunha que simboliza a passagem para a vida adulta.

Embora a festa tenha ocorrido, tal como nos anos anteriores, o apelido pegou e voltou à tona na última quarta-feira (12), quando Neymar foi decisivo no duelo do PSG contra a Atalanta pelas quartas de final da Champions League, com assistência e dribles.

O atacante dominou também o Twitter, principal termômetro digital. Os dois assuntos mais comentados da plataforma naquele dia no Brasil foram "Neymar" e "Adulto Ney".

O futebol entrar para essa lista não é nenhuma novidade e acontece com regularidade até em alguns jogos modorrentos do Campeonato Brasileiro. A comoção em torno do nome de Neymar nos últimos dias nas redes, no entanto, mostra que há algo diferente em andamento.

Segundo o Buzzmonitor Trends, ferramenta de monitoramento de redes, a quarta (12) foi o dia com mais menções a Neymar no Brasil em 2020, com mais de 90 mil aparições.

Seu perfil no Facebook, que tem 60 milhões de seguidores, por exemplo, acumulou na semana de 9 a 15 de agosto 2,3 milhões de interações (soma de curtidas, comentários e compartilhamentos). É o melhor desempenho desde a semana de 17 a 23 de junho de 2018, em plena Copa do Mundo da Rússia, quando obteve 2,4 milhões.

O comportamento de Neymar em campo e fora dele contribui para uma polarização em torno de seu nome e ofusca inclusive seus vários momentos de brilho em campo. Por isso, em jogos do atacante, seja pela seleção, Barcelona ou PSG, sentimentos antagônicos de idolatria e repulsa sempre foram muito visíveis nas redes.

No jogo da última quarta, essa divisão ficou bem nítida no Twitter, recheado de três tipos principais de postagens: os fãs de Neymar, unidos numa corrente pelo craque, a turma do contra, que sempre acha um motivo para criticá-lo, e, por fim, quem não fazia ideia de por que Neymar estava sendo tão comentado.

É provável que isso se repita nesta terça (18), na partida contra o Leipzig pela semifinal da Champions. A disputa pela narrativa de qual é o verdadeiro Neymar deve mais uma vez dominar as redes sociais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário