Panela de pressão explode e causa prejuízos em residência no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de ago. de 2020

Panela de pressão explode e causa prejuízos em residência no Piauí


Uma brigada de incêndio do Grupo de Apoio Voluntário (GAV), da cidade de Barras, no Norte do Piauí, foi acionada até uma residência para atender uma ocorrência de uma explosão de uma panela de pressão. O acidente doméstico ocorreu por volta das 11h da manhã desta terça-feira (18). A informação são do portal Duscocais. 

De acordo com informações do comando da GAV, no momento da explosão a dona de casa não se encontrava no local e não houve feridos. O acidente danificou apenas o fogão e parte do teto da residência aconteceu na rua Leônidas Melo no centro de Barras.


A equipe fez todos os procedimentos cabíveis e orientou a dona de casa para tomar os devidos cuidados necessário para evitar outro acidente.


Panela de pressão explode e causa prejuízos em residência no Piauí
Crédito: Reprodução/ Duscocais







Cuidados necessários 

A primeira e mais básica regras é prestar atenção na quantidade de água. O volume utilizado não deve nunca ultrapassar a altura dos quatro parafusos que usualmente prendem o cabo da panela. Vale dizer, a atenção já deve começar no momento da compra da panela de pressão, que sempre deve trazer o selo do Inmetro, uma forma de garantia sobre a qualidade do utensílio.


Também respeite o volume da panela na hora de colocar os alimentos, um pouco a mais do que 2/3 pode provocar o entupimento da válvula e deformar o objeto, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Segundo Inmetro, a válvula da panela de pressão não pode nunca estar deformada e deve ser trocada no máximo a cada cinco anos. O ideal é mantê-la também sempre limpa, garantindo a saída do excesso de vapor.


Outra dica de segurança muito importante é que depois do cozimento, a válvula nunca deve ser levantada imediatamente. Lembre-se sempre de resfriá-la antes de tudo. Você pode levar a panela para a debaixo de uma torneira e molhá-la com água fria, diminuindo a temperatura para poder abri-la em segurança.

É preciso prestar atenção na panela, e assim que ela começar a fazer barulho, fazendo o vapor escapar é um sinal de que o interior da panela já se encontra sob alta pressão e você já pode reduzir o fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário