Pesquisadores do PI usam inteligência artificial para diagnosticar Covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de ago. de 2020

Pesquisadores do PI usam inteligência artificial para diagnosticar Covid-19


Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) identificaram que exames de gasometria sanguínea podem ser utilizados para diagnóstico de pacientes com Covid-19. Para chegar a essa conclusão, eles usaram análise matemática de Inteligência Artificial dos dados do Hospital Albert Einstein, localizado em São Paulo. 
Pesquisadores do PI usam inteligência artificial para diagnosticar Covid-19
Os pesquisadores integram o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes – GEDAI, sob coordenação do professor do curso de Ciência da Computação, campus Parnaíba, Dr. Dario Calçada. 

"Nosso próximo passo é desenvolver um aplicativo. Na verdade, nós até começamos a fazer e com esse resultados o médico, a pessoa responsável, colo os valores na nossa aplicação e ali já ter o possível diagnóstico. A gente espera que o diagnóstico possa ser feito de forma mais rápida e mais barata", diz Calçada. 

De acordo com a Uespi, "a pesquisa mostra padrões encontrados em parâmetros de exames laboratoriais, nos quais o principal é a gasometria sanguínea. Sendo assim, um exame simples de medida de concentração de Oxigênio e Gás Carbônico no sangue dos pacientes pode ser utilizado para saber se determinada pessoa está infectada ou não com o novo coronavírus".

A pesquisa precisa "atrair investimentos para financiar um software especializado de código aberto para auxiliar no diagnóstico de Covid-19". 

A Uespi destaca que "a pesquisa será publicada na 2° edição da Revista Journal Global Innovation. Também participaram do artigo a professora Dra. Solange Rezende, da Universidade São Paulo de São Carlos (USP/SC), a pesquisadora e enfermeira Me. Jâina Carolina e o aluno de Iniciação Científica da UESPI, Joan Davi dos Santos, 22 anos".



Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário