Safra agrícola será recorde e Piauí é o 12° maior produtor de grãos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de ago. de 2020

Safra agrícola será recorde e Piauí é o 12° maior produtor de grãos


Na terça-feira (11/08), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números para a safra do Piauí em 2020, com base no prognóstico realizado para o mês de julho.

Observou uma redução de 3,2% em relação ao levantamento feito em março deste ano, que previa uma produção superior a 5 milhões de toneladas. Contudo, apesar da redução da estimativa, a produção agrícola do estado do Piauí em 2020, da ordem de 4,9 milhões de toneladas, ainda será recorde histórico de produção, com um incremento de 500 mil toneladas em relação à safra de 2019, uma elevação de 11,2%.

Safra agrícola será recorde e Piauí é o 12° maior produtor de grãos


A redução no prognóstico da produção deve-se a fatores climáticos adversos observados ainda no início do ano, que interferiram no rendimento médio das diversas culturas do estado. Essas informações apresentadas pelo IBGE são consolidadas através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado através de pesquisas periódicas, segundo o calendário agrícola das culturas, cuja metodologia consiste no levantamento das informações através de reuniões realizadas em todos os municípios e homologada por entidades das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações, produtores – fundamentando todas as informações com subsídios, como pesquisas de campo em consulta aos maiores produtores, especialmente na região dos cerrados.



Os principais produtos da lavoura temporária no Piauí apresentam o seguinte prognóstico de produção em 2020, com o respectivo percentual de incremento em relação à produção obtida em 2019: soja, produção de 2,4 milhões de toneladas, incremento de 5,24%; milho, produção de 2,2 milhões de toneladas, incremento de 19,9%; arroz, produção de 102 mil toneladas, incremento de 31,18%; e feijão, produção de 83 mil toneladas, incremento de 5,79%.

Safra agrícola será recorde e Piauí é o 12° maior produtor de grãos


Projeção coloca o Piauí na 12ª. colocação na produção de grãos no país em 2020

O Piauí, com seus 4,9 milhões de toneladas de grãos, ocupa a 12ª. colocação no país, com cerca de 2% do total da produção. O estado com a maior produção de grãos no Brasil é o Mato Grosso, com 71,9 milhões de toneladas, o que representa 28,7% do total da produção, seguido pelo estado do Paraná, com 40,8 milhões de toneladas, o equivalente a 16,3% do total da produção.

Agronegócio representa 90% do total da produção de grãos no Piauí

A produção do agronegócio no Piauí, situado basicamente na região dos cerrados, representa cerca de 90,3% do total da produção dos principais grãos. No estado, o agronegócio produz 100% da soja, cerca de 97,9% do algodão herbáceo, aproximadamente 86,6% do milho, em torno de 45,5% do arroz sequeiro e 8,24% do feijão.


Dentre as culturas permanentes, destaca-se a castanha de caju, com uma produção estimada de 23.665 toneladas, um incremento de 9,4% em relação à produção obtida em 2019 (21.631 toneladas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI