Brigadista coloca fogo no Pantanal e desperta dúvida: "Pode isso? - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

17 de set. de 2020

Brigadista coloca fogo no Pantanal e desperta dúvida: "Pode isso?


Um vídeo que roda os grupos de Whatsapp hoje mostra um brigadista "incendiando" o Pantanal, despertando a dúvida: Pode isso? A resposta é sim! A técnica de combate chamada contrafogo é utilizada de forma preventiva e cria uma pequena linha de chamas que vai de encontro ao incêndio florestal quando há dificuldade de controle. Logo depois, o incêndio é apagado pelos brigadistas.


Brigadista coloca fogo no Pantanal - Foto: Reprodução


O analista ambiental Alexandre Pereira, do Prevfogo/Ibama (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), explica que a técnica é realizada com um equipamento chamado “pinga-fogo” e só pode ser manuseado por profissionais que possuam um conhecimento técnico e que tenham sido treinados pelas instituições especializadas no combate aos incêndios, como Ibama, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Corpo de Bombeiros.

A técnica contrafogo também pode ser utilizada em outras situações, como a queima controlada para limpeza de pastagens e resto de culturas, e para a construção de aceiros, que visa retirar plantação ou vegetação de um determinado espaço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário