Piauí registra abertura de 3.414 novas empresas em 2020; comércio varejista lidera - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de set. de 2020

Piauí registra abertura de 3.414 novas empresas em 2020; comércio varejista lidera

 A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou a abertura de 3.414 empresas e a extinção de 1.649, no período de janeiro a agosto de 2020, no sistema on-line Piauí Digital. Este dado não inclui o microempreendedor individual (MEI) registrado no portal do empreendedor.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, observa que, no início do ano, o Piauí registrava um saldo positivo na abertura de empresas e que ocorreu uma queda brusca no mês de abril por causa da pandemia da Covid-19.

“Os meses de maio, junho e julho foram de recuperação e, em agosto, tivemos 601 empresas abertas, sendo o melhor número até agora, e 262 baixas”, explica a presidente.

Os municípios piauienses que mais abriram empresas até agora foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí. 

Os segmentos que registraram novos negócios são comércio varejista de alimentos e serviços, com destaque para saúde humana e atividades profissionais, científicas e técnicas.

“O Piauí tem vocação para comércio e serviços, setores que num primeiro momento foram afetados pela pandemia, mas o empresariado piauiense é resiliente e criativo. Na crise, procurou se reinventar e explorou novas possibilidades de negócios, como as redes sociais e comércio eletrônico”, explica Alzenir Porto.

Outro destaque é para o aumento das alterações nas empresas. São classificadas como alteração as mudanças de natureza jurídica, endereço, atividade econômica, aumento ou redução de capital, entrada e saída de sócios, dentre outras mudanças no cadastro da empresa.

“Tradicionalmente os processos de alteração superam a abertura e fechamento de empresa, mas no mês de agosto tivemos um aumento significativo com 1.112 alterações empresariais. E acredito que a tendência é aumentar, uma vez que as empresas estão se adaptando ao novo normal pós-pandemia”, analisa a presidente da Jucepi.

Com relação à localização das empresas piauienses, o município de Teresina responde por cerca de metade das empresas abertas no estado do Piauí, conforme tabela a seguir.

De acordo com o banco de dados da Jucepi, até agosto de 2020, o total de empresas ativas no Piauí é de 222.414 distribuídas da seguinte forma:


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário