Piauí registra duas mortes de crianças pela síndrome associada ao novo coronavírus - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de set. de 2020

Piauí registra duas mortes de crianças pela síndrome associada ao novo coronavírus

 Foto: Roberta Aline/Arquivo/Cidadeverde.com - Imagem ilustrativa

O estado do Piauí registra duas mortes de crianças confirmadas com a Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P), que está relacionada ao novo coronavírus. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), da última sexta-feira (25). A Sesapi esclarece que essa síndrome é uma reação inflamatória grave e sistêmica. 

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesapi, Amélia Costa, relata ao Cidadeverde.com que a Sesapi possui registro de 11 casos e duas mortes pela síndrome. A coordenadora mais uma vez alerta aos pais para que os cuidados com os filhos sejam redobrados. 

Dos 11 casos, sete são do Piauí e quatro do Maranhão. "Nós estamos com o aumento dessa síndrome. Estamos com 11 casos e dois óbitos. Esses óbitos são crianças que já foram confirmadas. São sete casos do Piauí, sendo cinco confirmados. Desses cinco, as duas mortes, um descartado e um em investigação".

Dos quatro casos do Maranhão, dois são confirmados e dois descartados.

"Os casos notificados no Piauí estão aumentando. A gente sabe que a Vigilância está sensível, já foi feito um trabalho com os profissionais, a secretaria está tendo o apoio da Sociedade de Pediatria. Fizemos uma videoconferência com médico daqui para todo o estado do Piauí. Os profissionais estão sensíveis em relação à síndrome. A probabilidade é de aumentar o número de casos porque quando a vigilância é intensificada, consequentemente, existe essa probabilidade de surgimento de muitos casos porque as pessoas ficam mais vigilantes quanto aos sinais e sintomas". 

Sintomas

De acordo com a Sesapi, "os sintomas são semelhantes aos da doença de Kawasaki, condição que causa inflamação nos vasos e tem sintomas como febre alta e lesões na pele, e ataca as faixas etárias de zero a 19 anos".

A presidente da Sociedade Piauiense de Pediatria, a médica infectologista pediátrica, Anenisia Coelho, orienta:

  • Os pais devem ficar atentos quando a criança apresentar febre acima de 38° por mais de três dias, erupções cutâneas, inchaço nas mãos e nos pés, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito. Já que estamos falando de uma doença muito séria que pode comprometer órgãos como o coração.

Anenisia Coelho destaca que a "Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica costuma aparecer de três a quatro semanas após o pico da Covid-19; muitas vezes, após a criança até desenvolver anticorpos contra o coronavírus".

"No Piauí, a faixa etária mais atingidas é abaixo de cinco anos, diferente de outros lugares do mundo, onde a síndrome se manifesta com mais frequência nas idades de oito a onze anos”, acrescenta. 

Tratamento

Segundo a Sesapi, "por se tratar de uma doença que apresenta manifestações inflamatórias intensas, o tratamento adotado atualmente pelos médicos envolve medicamentos para controlar o processo como imunoglobulina, corticóides e antibióticos, chegando em alguns casos na necessidade de entubar a criança".

Prevenção

Os cuidados para prevenir as crianças e adolescentes do coronavírus - causador da Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica devem ser mantidos pelos pais:

  • lavar as mãos com água e sabão por até 30 segundos, uso de máscaras, cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, não emprestar objetos, nem pegar emprestado.

 Anenisia Coelho ressalta que “para fechar um diagnóstico da síndrome, é necessário comprovar que a criança teve o contato com o coronavírus, sendo que a maior parte dos casos relatados apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pela Covid-19 ou vínculo epidemiológico com caso confirmado. Por isso, devemos manter os cuidados de prevenção com as crianças, para evitar contrair o vírus e suas consequências”. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário