Quatro mulheres, dois irmãos na disputa em Teresina; veja perfil dos 13 candidatos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de set. de 2020

Quatro mulheres, dois irmãos na disputa em Teresina; veja perfil dos 13 candidatos

 Foto: Divulgação/TSE

Na eleição do dia 15 de novembro, o teresinense terá 13 candidatos como opção para escolher o futuro prefeito da capital. É a primeira vez na história da capital que se terá tantos candidatos disputando a atenção do eleitor. Dos 13, quatro são mulheres. Outra diferença do pleito.

PUBLICIDADE

A disputa deste ano pelo comando do Palácio da Cidade tem peculiaridades como o fato de dois irmãos serem adversários. Kleber Montezuma (PSDB) e Gervásio Santos (PSTU) se enfrentam na disputa. 

Concorrem ao cargo de prefeito Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Simone Pereira (PSD), Fábio Sérvio (PROS), Major Diego Melo (Patriotas), Gessy Fonseca (PSC), Lourdes Melo (PCO), Kleber Montezuma (PSDB), Lucineide Barros (PSOL), Gervásio Santos (PSTU), Pedro Laurentino (UP) e Mário Rogério (Cidadania).

Do total de candidato, apenas Kleber Montezuma (PSDB) teve o registro de candidatura divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) até o momento. A campanha eleitoral, inclusive na internet, terá início no dia 27. 

Conheça os candidatos: 

Gessy Fonseca (PSC)

A candidata do PSC se apresenta como cristã e protetora dos animais. Ela é  tutora de 10 animais adotados das ruas da capital piauiense. Cresceu na região do grande Dirceu e vem de uma família de comerciantes. É  empreendedora. A candidata  participaou da idealização das carreatas em favor da reabertura do comércio no período da pandemia. 

É a primeira vez que ela concorre a um cargo público em uma eleição. Como bandeira, Gessy deve focar no incentivo ao empreenderemos diante do cenário de crise provocado pela pandemia. 

A chapa é composta por duas mulheres. Ela tem como vice a pedagoga Mara Denise. 

Lucineide Barros (PSOL)

A candidata do PSOL é professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ela iniciou as atividades política no movimento social. Lucineide  atua em movimentos de defesa da Educação e contra o feminicídio. 

A professora tem mestrado em Educação, com estudo sobre a participação de lideranças de bairros no orçamento popular de Teresina. No doutorado, ela estudou a política de educação do campo.

Ela  já foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC/PI). A professora também foi uma das fundadoras da Vila Irmã Dulce. A chapa é composta por duas mulheres. Ela terá como vice Cyntia Falcão.

Simone Pereira (PSD)
O PSD tem como candidata a prefeita de Teresina a assistente social, Simone Pereira. É a primeira vez que ela disputa um cargo público, mas já é conhecida no meio político  por ter sido  Secretária Estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural no governo de Wellington Dias (PT). 

Ela foi indicada ao cargo pelo presidente do partido, deputado federal Júlio César Lima, e deixou o comando da chapa para ser candidata. 

Simone também já foi coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (Cdsol). O vice na chapa de Simone é o empresário conhecido como Valter rei das Motos (PSD). Com isso, o partido terá chapa pura. 

Lourdes Melo (PCO)
A professora Lourdes Melo (PCO) já participou de várias campanhas tanto para prefeita quanto para governadora. Ela é formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do coletivo Rosa Luxemburgo.

Lourdes Melo é professora do ensino médio da rede pública estadual. A professora tem história  nos movimentos sociais  e em defesa dos trabalhadores, em especial, da educação.

A chapa será pura e composta por duas mulheres. Ela terá como companheira de chapa  a professora Albetiza Moreira.

Dr. Pessoa (MDB)
Dr. Pessoa, candidato do MDB, é médico formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (UNIFESO) no Rio de Janeiro. Antes de ser eleito vereador de Teresina no ano 2000, Dr. Pessoa disputou a prefeitura de Água Branca em 1996. No ano de 1988, candidatou-se a prefeito de Lagoinha do Piauí, também sem sucesso. 

Após ser eleito vereador de Teresina, sendo reeleito por três  mandatos, foi eleito deputado estadual em 2014. Em 2016 disputou as eleições para prefeito. Naquele ano, ele ficou em segundo lugar. Em 2018, candidatou-se ao Governo do Piauí. Também ficou em segundo lugar.

O MDB faz coligação com o PRTB e PSB. O candidato a vice é o ex-deputado Robert Rios indicado pelo PSB. 

Fábio Abreu (PL)
O PL lançou como candidato a prefeito o deputado federal Fábio Abreu. Ele é capitão da reserva da Polícia Militar, já comandou  o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e foi secretário de Segurança no governo de Wellington Dias (PT). Deixou o cargo para disputar a prefeitura. 

Fábio Abreu é  formado  em Educação Física e especialista em Gestão de Segurança Pública. O candidato ingressou na Polícia Militar em 1993 e atuou por 22 anos na atividade operacional da corporação. Abreu também é especialista em Gestão de Segurança Pública.

Ele terá como candidata a vice a pastora Diana Carvalho, que foi indicada pelo Republicanos. O PL faz coligação com Republicanos, PMN e PTB. 


Fábio Novo (PT)
Fábio Novo iniciou a vida política no  município de Bom Jesus, no Sul do estado. Ele foi vereador, secretário e vice-prefeito daquela cidade. Novo é formado em Comunicação Social. O jornalista encontra-se no terceiro mandato como deputado estadual. 

Ele chegou a ser do PSDB, mas se filiou ao PT em 1993. No partido, Novo assumiu a direção estadual. Ele foi secretário de Cultura em 2015. E em 2019, foi convidado pelo governador Wellington Dias para assumir novamente o cargo, quando pediu exoneração para ser candidato a prefeito.

Na disputa em Teresina, o PT faz coligação com Solidariedade, PTC e Rede Sustentabilidade. O PTC indicou como vice o bacharel em Direito, Érico Luís. 

Fábio Sérvio (PROS)

O PROS tem como candidato a prefeito Fábio Sérvio. Ele é empresário e jornalista. Não é a primeira vez que Sérvio disputa um cargo público. No pleito de 2018, ele foi candidato ao governador do Piauí. Na época, ele era filiado ao PSL . 

Ele tem como candidato a vice, Raoli Soares, também é filiado ao partido. Com 29 anos, Raoli é considerado o mais novo candidato a vive na disputa. Sérvio é considerado um candidato conservador. 

Pedro Laurentino (Unidade Popular)

Pedro Laurentino vai disputar a Prefeitura de Teresina pelo Unidade Popular. Ele é professor e sindicalista. A vida política de Laurentino teve início em Pernambuco. Presidiu o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1977.

Ele foi eleito vereador da capital  Recife (PE) no ano de 1982. Na época,  era filiado ao PMDB. Depois de Recife, Pedro Laurentino   foi eleito vereador de Teresina em 2000. Na época ele era filiado ao  PDT. 

A chapa da Unidade Popular será pura. A candidata a vice é a estudante a vice Ellica Ramona.

Mário Rogério (Cidadania)
O Cidadania também terá candidato a prefeito de Teresina. O radialista e presidente do partido, Mário Rogério, disputa o cargo pela legenda.  Ele  já foi candidato a vereador por duas vezes em Teresina sem sucesso. 

Mário Rogério já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas. Atualmente é diretor-presidente da Rádio Difusora de Teresina.  

A chapa do Cidadania também é pura.  Mário tem como candidata a vice a tecnóloga em gestão hospitalar, Nazaré Barbosa. 

Major Diego (Patriota)

O Patriotas tem como candidato a prefeito o major Diego Melo. Ele  é  da Polícia Militar do Piauí e presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi). Não é a primeira vez que disputa o cargo público.

Na eleição de 2018, Major Diego Melo foi candidato a deputado federal, mas não foi eleito. Ele é especialista em Gestão de Segurança Pública e Ciências Especiais. Durante o governo de Wilson Martins (PSB), Major Diego ajudou na criação do programa de Segurança Pública Ronda Cidadão. 

Diego Melo terá como vice a médica ginecologista Elisvania Rodrigues, que é esposa do vereador Dr. Lázaro. 

Gervásio Santos (PSTU)
Na eleição desde ano, Teresina terá dois irmãos como adversários. Gervásio dos Santos (PSTU) disputará o cargo contra o irmão Kleber Montezuma (PSDB). Gervásio é formado em Licenciatura  em História pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em Educação. 

Em 2002 foi candidato a senador. Em 2004 disputou o cargo de vereador  de Teresina. Na eleição de 2006, foi candidato a deputado federal.

A chapa do PSTU é pura. Ele tem como  vice o professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Egmar Júnior. 

Kleber Montezuma (PSDB)
O PSDB tem como candidato Kleber Montezuma. Ele  é economista e possui mestrado em Educação. Kleber é o candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB).  Ele já foi por diversas vezes secretário de Teresina. 

Para ser candidato a prefeito, pediu exoneração da Secretaria de Educação. Ele já foi secretário de Trabalho e Assistência Social, de Habitação e Urbanismo, Educação e Cultura. Montezuma já foi candidato a vereador em 1998 e a deputado estadual em 2006, sem sucesso. 

A coligação do PSDB é formada por oito partido - PSDB / PROGRESSISTAS / PSL / AVANTE / PDT / DEM / PMB / PV / PODEMOS . O vice de Kleber é o vereador R. Silva que foi indicação do Progressistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário