Tubarões no litoral: uma boa notícia para o Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

12 de set. de 2020

Tubarões no litoral: uma boa notícia para o Piauí


O aparecimento de animais como golfinhos e tubarões na praia do Coqueiro, em Luís Correia; arraias na Barra Grande, Cajueiro da Praia; ou, ainda, um peixe-voador na Pedra do Sal, em Ilha Grande Santa Isabel, são boas notícias para os piauienses. Segundo especialistas, o aparecimento desses animais indica que os mares do litoral piauiense estão em equilíbrio.

O feriado prolongado do Sete de Setembro na última segunda-feira (7) levou milhares ao litoral. E muitos ficaram assustados com as notícias de avistamentos de animais como estes, além da presença de águas-vivas e cardumes de peixes pequenos próximos à faixa de areia. A Setur, em um primeiro momento, indicou para as pessoas evitarem a água por conta do avistamento de um pequeno grupo de tubarões, mas depois informou que não haveria necessidade de interdição do litoral piauiense.

Isso porque o aparecimento dos peixes e criaturas marinhas na região é algo normal, e indica um ecossistema com as engrenagens em funcionamento. É o que explica o Profº Dr. Cezar Fernandes, engenheiro de pesca com ênfase em biologia reprodutiva dos peixes, do Laboratório de Bioecologia Pesqueira da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “Esses avistamentos são extremamente normais, é um indicativo de equilíbrio da cadeia trófica alimentar e de que o ambiente está em plena harmonia”, destaca.


Peixe-voador foi encontrado na Pedra do Sal. Crédito: reprodução/redes sociais.



No entanto, muitas espécies que frequentam ou são residentes no litoral mostram risco de extinção ou de declínio de suas taxas populacionais. “Este pequeno trecho de litoral parece ser um excelente refúgio e abrigo para estas espécies por sua riqueza e estado de conservação ainda bem preservado”, acrescenta Cezar Fernandes.

Cuidado tubarão vai te pegar?

O engenheiro de pesca ressalta que o Piauí não tem registros de ataque de tubarões e que o fenômeno é raro. “Tem várias espécies de tubarões que frequentam regularmente o litoral do Piauí, tais como o tubarão-martelo, lixa, flamengo, galha-preta, cação-azeiteiro, de-focinho-negro, rabo-seco e outros. De forma alguma eles atacam pessoas, não tem nenhum motivo ou desequilíbrio ambiental para isso no litoral do Piauí. E se ocorrer seria apenas um acidente”, revela.

Tubarões no Coqueiro. Crédito: reprodução/redes sociais


Os acidentes acontecem quando os seres humanos invadem o habitat dos tubarões. “Risco todo tubarão apresenta se alguém invadir o seu espaço ou habitat, até mesmo por estratégia de defesa. Mas aqui no Piauí o risco é mínimo, e seria por mero acidente, como já falei”, considera Cezar Fernandes.

Após o aparecimento dos tubarões na Praia do Coqueiro, a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) reforçou algumas dicas de segurança que valem para todos os banhistas. Ao entrar na água, visualize o local onde está e evite mergulhos abaixo da linha do umbigo. No entanto, vale ressaltar que o risco maior é para afogamentos do que para tubarões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário